Festival de Cinema de Brasília do Cinema Brasileiro está com inscrições abertas e selecionados serão divulgados dia 25 de julho

Adair Oliveira

Até o dia 5 de julho, os cineastas interessados em participar do 48º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro (FBCB) podem se inscrever e verificar o regulamento nos sites www.cultura.df.gov.br e www.festbrasilia.com.br. A edição deste ano acontecerá de 15 a 22 de setembro.

Nesta edição a comissão curatorial conta com o professor e crítico Sérgio Moriconi, o documentarista Vladimir Carvalho e o doutor em comunicação Pablo Gonçalo. A trinca é responsável por conceber as mostras paralelas do festival, como Continente Compartilhado e Panorama Brasil.

De acordo com Moriconi, a mostra Continente Compartilhado tem o objetivo de incentivar o compartilhamento de experiências, com convidados e personalidades de diferentes países. E uma das presenças confirmadas é a curadora indiana Bina Paul, diretora do festival internacional de Kerala. “Já com o Panorama Brasil, o conselho curatorial quer expressar melhor a complexidade do cinema brasileiro e fazer com que o festival seja um painel representativo do cinema nacional”, conta Moriconi.

Além do corte no orçamento do FBCB, as tradicionais oficinas de formação ocorrerão por meio de máster classes. Segundo o coordenador geral do festival, Sérgio Fidalgo, a partir de estudos realizados nos anos anteriores, optou-se por não incluir oficinas na programação deste ano. “As pessoas argumentavam que o tempo era muito curto para aprofundar alguns temas. Então, optamos por realizar máster classes”, conta. O evento também abre espaço para a produção de médias-metragens, que estão contemplados junto com os curtas.

Sobre o festival

O FBCB acontece desde o ano de 1965 e tem por finalidade apresentar ao público brasiliense as recentes obras cinematográficas brasileiras. Além da mostra competitiva, a programação contempla atividades formativas, Mostra Brasília, Festivalzinho, painel e fórum de debates com o objetivo de contribuir na formação e o aumento do público consumidor do produto audiovisual.