Junho é mês de muita diversão e festas juninas e, é claro, de mesa farta. Neste período, a variedade de pratos típicos aumenta nos restaurantes, lanchonetes e supermercados em todo o Brasil. Milho verde, pamonha, canjica, pé de moleque e quentão são algumas das tentações gastronômicas que marcam as festas juninas.

O endocrinologista Sérgio Vencio alerta para a importância de estar atento ao consumo desses alimentos para evitar que os exageros possam acabar com a alegria da festa. “Nesta época do ano, são comuns os casos de infecções intestinais ou intoxicações provocadas por bactérias que proliferam nos alimentos estragados”, ressalta.

O especialista recomenda observar as condições de higiene e limpeza do local, o acondicionamento dos alimentos, a temperatura ambiente, a vestimenta dos vendedores e o prazo de validade dos quitutes da época. O amendoim e o milho, por exemplo, são alimentos que dão muitos fungos. “Todo cuidado é pouco com as comidas juninas porque os ingredientes, em geral, são perecíveis. A pamonha e a canjica devem ser consumidas no mesmo dia do preparo.”

Além disso o consumidor deve estar sempre atento aos produtos como churrasquinhos, queijo coalho e cachorro-quente. “Veja bem se o local no qual estes produtos são feitos é limpo. E não consuma maionese e catchup em bisnagas, apenas em sachês individuais”, reforça. Normalmente, a intoxicação alimentar tem como sintomas o enjoo, o vômito e a diarreia, que é o mais comum. As reações são muito variáveis, pois dependem da resistência de cada indivíduo, porém um quadro normal de intoxicação pode durar de três a sete dias.

O médico ainda traz algumas dicas para quem quer evitar o aumento na balança no período das festas juninas. Confira:

  • Cuidado com a quantidade. Os alimentos de festa junina geralmente são muito calóricos. Por isso, não vá à festa com muita fome. Faça um lanchinho antes de sair de casa.
  • Cuidado com o quentão ou o vinho quente. O álcool também apresenta muitas calorias e deve ser consumido com bastante moderação, especialmente nas receitas que têm açúcar.
  • Se na festa houver algum exagero, não deixe de retomar o controle alimentar nas refeições seguintes.