A partir de hoje (1), o público brasiliense vai conhecer o artista espanhol Joan Miró pelo olhar do amigo Afredo Melgar na exposição A Magia de Miró. Na galeria principal, da Caixa Cultural Brasília, vinte e três fotografias em preto e branco tiradas por Melgar, na década de 1970, mostram a intimidade do artista durante os processos de criação.

Além dos registros, integram a mostra que vai até 30 de agosto, das 10h às 20h, gravuras e desenhos. Os trabalhos remetem de diferentes períodos de produção, de 1962 a 1983. E alguns dos desenhos são esboços ou notas, realizados sobre superfícies diversas, dentre papel, lixa e papelão, em lápis e giz de cera.

Um dos mais originais artistas do século XX, Miró explorou diversas técnicas artísticas, como pintura, escultura, litografia, cerâmica, aquarelas, pastéis, colagens, pintura sobre cobre, cenografia teatral e várias outras linguagens. Sua obra recolhe motivos do universo da memória e do subconsciente, trabalhando-os com grande fantasia e imaginação.

Chien, Joan Miró

Chien, Joan Miró

Nascido em Barcelona, em abril de 1893, é um dos mais renomados artistas da história da arte moderna. Miró estudou com Francisco Galí, que o apresentou às escolas de arte moderna de Paris, transmitiu-lhe sua paixão pelos afrescos de influência bizantina das igrejas da Catalunha e o introduziu à fantástica arquitetura de Antonio Gaudí. Em 1920, vivendo em Paris, encontrou-se com Pablo Picasso e recebeu a influência de poetas e escritores surrealistas que amadureceram seu estilo.

Em suas pinturas e desenhos, tentou descobrir signos que representassem conceitos da natureza num sentido poético e transcendental. Nesse aspecto, tinha muito em comum com dadaístas e surrealistas, sendo influenciado principalmente por Paul Klee. Miró também trazia intuitivamente a visão despojada de preconceitos que os artistas das escolas fauvista e cubista buscavam, mediante a destruição dos valores tradicionais. A mostra já passou pela Caixa Cultural São Paulo, Curitiba, Rio de Janeiro, Recife e Fortaleza.

SERVIÇO

A Magia de Miró – Joan Miró
Quando: visitação até 30 de agosto, terça-feira a domingo, das 10h às 20h  e domingo, de 10h às 19h
Onde: CAIXA Cultural Brasília (SBS Quadra 4 Lotes 3 / 4) | Galeria Principal
Quanto: Livre
Informações: 3206-9448 | 3206-9449
Classificação indicativa: Livre