Adair Oliveira

De 09 a 19 de julho, o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) recebe a temporada  Autobiografia Autorizada, um monólogo de Paulo Betti, dirigido por Betti e Rafael Ponzi. O trabalho comemora os 40 anos de carreira do ator que buscou na vida pessoal elementos para a criação dessa narrativa. O olhar para a dramaturgia veio dos seus rascunhos, notas, colagens da época e textos produzidos para o jornal Cruzeiro do Sul, de Sorocaba (SP) durante a adolescência.

A ideia do espetáculo partiu da decisão que era hora de revelar esse material que estava em gestação, de revelar as extraordinárias condições que o levaram a sobreviver e a contar como isso aconteceu. “Minha fixação pela memória da infância e adolescência, passada num ambiente inóspito e ao mesmo tempo poético, talvez mereça ser compartilhada no intuito de provocar emoção, riso, entretenimento e entendimento”, conta Betti.

Em cena o ator representa o pai, a mãe, a avó entre outros personagens que fizeram parte de sua vida, de maneira divertida e emocionante. “Meu maior desafio nesse trabalho foi o de construir um texto que mantivesse a atenção do espectador o tempo todo. Fazendo-o rir, se emocionar, se enternecer. A história tem ingredientes para isso. O público sai com vontade de narrar sua própria história”, conta Betti.

34411

No cinema – Paulo Betti vai começar a filmar o longa-metragem A Fera na Selva, baseada na obra do escritor norte-americano Henry James, com direção do próprio Paulo, ao lado de Eliane Giardini, a adaptação para o cinema do espetáculo que ele encenou com a atriz e ex-mulher, em 1992, e com o qual recebeu o Prêmio Shell de Melhor Ator.

 

Serviço:

Autobiografia Autorizada, um monólogo de Paulo Betti

Quando: de 09 a 19 de julho, de quarta a sábado, às 21 horas, domingo às 20 horas Onde: CCBB (SCES Trecho 2)
Quanto: R$ 10 e R$ 5 (meia entrada)
Informações: 3108-7600
Classificação indicativa: 12 anos

Fotos: Reprodução