A proximidade entre dois universos paralelos, o mundo da arte e o da comida, é antiga. Mas essa relação tem se tornado mais intensa, com a crescente sofisticação da cena gastronômica e as transformações da arte contemporânea. Tal convergência, responsável pela eclosão de um campo amplo de ações criativas, será tema de CRU: comida, transformação e arte, evento multidisciplinar que acontece a partir de 15 de agosto no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) de Brasília.

hansopdebeeck

A exposição acontece em três etapas: uma grande exposição, reunindo trabalhos de mais de 20 artistas nacionais e internacionais; quatro ações performáticas, conduzidas por artistas, músicos e chefs; e diversas intervenções gastronômicas, em restaurantes da cidade e parcerias com food trucks. Os trucks estarão à disposição dos visitantes nos finais de semana e encerramento, todos com performances (29/08, 03/10 e 12/10) e a ação nos restaurantes permanecerá ativa durante todo o período da exposição.“Essa é uma questão que diz respeito a todos. A grande motivação da criação é alimentar o outro, seja por meio da energia para criar como artista, seja para existir como pessoa”, sintetiza o curador Marcello Dantas.

O título do evento é, segundo ele, uma forma de enfatizar o uso dos alimentos como matéria-prima ( raw material em inglês, ou, literalmente, “matéria crua”) da criação artística. O resultado é um panorama amplo e diverso, em que se sobrepõem e se complementam abordagens as mais diferentes.

 

SERVIÇO:

Centro Cultural Banco do Brasil Brasília
SCES, Trecho 02, lote 22
CEP: 70200-002 | Brasília (DF)
Tel.: (61) 3108-7600
Funcionamento: de quarta a segunda, das 9h às 21h.
Entrada gratuita – As senhas serão distribuídas a partir de 1 hora antes do início do evento.
Classificação indicativa: livre
De 15 de agosto a 12 de outubro (Dia 14 de agosto, apenas para convidados)

Fonte: Divulgação