Da redação

Ressecamento, rugas, olheiras e flacidez. Esses sinais são a prova concreta de que a pele do rosto começa a perder sua vitalidade e a sofrer com a falta de hidratação. Em outras palavras: são os primeiros sintomas do envelhecimento. “Essa região realiza muitas contrações e é a parte mais exposta do rosto, por isso, é a mais propensa a revelar primeiro os sinais do tempo”, esclarece o dermatologista Ricardo Fenelon.

Mulheres de pele clara podem apresentar linhas finas nessa região aos 25 anos. Depois dos 35, em média, começam a surgir a flacidez nas pálpebras e, em alguns casos, as bolsas. Por isso, é consenso entre os dermatologistas que quanto antes iniciar uma rotina de cuidados, mais preservada estará a região ao redor dos olhos aos 40. Os sinais se iniciam lentamente e, se não forem combatidos, dão um aspecto envelhecido à pele.

Crédito: Hermínio Oliveira

Crédito: Hermínio Oliveira

É possível iniciar já a prevenção do envelhecimento nessa região e, em cada fase, observar as formas de manter a estética e a funcionalidade da visão. “Recomenda-se o uso de produtos com substâncias hidratantes após os 25 anos. Aos 30 anos, quando começam a se manifestar rugas de expressão e de fotoenvelhecimento, acrescentamos ao tratamento o uso de produtos com substâncias ativas – aquelas a que são atribuídas a capacidade de renovar a pele -, como os ácidos retinoico e glicólico e a Vitamina C”, conta o dermatologista.

Para os casos de flacidez na pálpebra devido à fina pele envolvida na região, o laser de CO2 fracionado é indicado para combater o problema. O laser atua como estimulador de colágeno devido ao seu efeito térmico, que penetra até as camadas profundas da derme, ultrapassando toda a epiderme. O tratamento é realizado com anestesia local e requer o uso de protetor intra ocular para não causar danos aos olhos durante o procedimento. “É importante lembrar que qualquer medicamento ou tratamento só deve ser aplicado seguindo orientação de um especialiasta de sua confiança”, alerta Fenelon.

Dica

Utilizar óculos escuros com proteção ultravioleta, que preservam as fibras colágenas e a textura da pele, mesmo quando começa o processo de envelhecimento. Além disso, sempre usar filtro solar na região.