Em apenas 54 horas de muito trabalho, criação e validação, as nutricionistas Thágrid Rocha e Paula Rodrigues, sócias da Qualifica Alimentos, empresa sediada em Brasília, criaram um modelo de negócios que ficou em primeiro lugar no maior evento mundial de startups, o Startup Weekend, realizado em diversas cidades do mundo e pela primeira vez em Londrina (PR), no último fim de semana, de 14 a 16 de agosto. Denominada Horta na Porta, a ideia surgiu para suprir a demanda de clientes que desejam consumir frutas e verduras frescas e de qualidade, mas não têm tempo de ir a um supermercado ou feira para comprar.
Segundo Thágrid Rocha, as pesquisas qualitativas e quantitativas realizadas durante o evento apontaram que a maior reclamação do consumidor era a falta de tempo e de qualidade dos produtos. Em virtude disso, o modelo de negócio desenvolvido funciona via online, por meio de um site onde o cliente compra Kits, ou faz a sua feira selecionando os produtos. Depois, é só aguardar pela entrega.
Além da comodidade, o Horta na Porta leva até o cliente não só as frutas e legumes, mas também saúde. “Todos os produtos passam por rígido controle de qualidade e há várias opções de alimentos orgânicos”, explica a nutricionista. O mercado de produtos saudáveis brasileiro é o quarto maior do mundo e movimenta US$ 35 bilhões ao ano.
Das 55 propostas apresentadas, 15 foram transformadas em startups e as três melhores foram premiadas. O troféu em forma de cérebro foi para a Horta na Porta, seguida da 2DStories e Meu Doc. Além de ter ganho 100 horas de consultoria do Sebrae, 150 horas de tempo de coworking, a equipe vencedora também recebeu bolsas parciais de pós-graduação.
Fonte: Divulgação