Estimular a preservação do meio ambiente e resgatar o conhecimento popular sobre ervas medicinais. Esses são os objetivos do Projeto Preservar criado pela Farmacotécnica em 2001. Desde então, o grupo vem ensinando gerações de jovens estudantes e educadores das redes pública e privada de ensino,  profissionais da área da Saúde e à comunidade do Distrito Federal o manejo, cultivo, colheita, armazenamento e transformação dessas plantas. “Nossa proposta, além de estimular a educação ambiental, também visa promover a cultura brasileira na utilização das ervas medicinais e manutenção da tradição de seu uso”, afirma o farmacêutico Rogério Tokarski, diretor da Farmacotécnica. O projeto é realizado na Chácara Farmacotécnica, no Núcleo Rural Vargem Bonita (Park Way).

Durante o período da colheita da camomila, o local fica aberto a visitação de interessados em conhecer um pouco mais sobre a importância das plantas medicinais. No roteiro da visita estão os canteiros de ervas; os laboratórios onde são feitas demonstrações da produção de extrato de algumas plantas, além de processamento e secagem. Cerca de 30 espécies são cultivadas na chácara, como capim santo, o guaco, a camomila, a carqueja, a hortelã e a stévia, entre outras, que também são usadas para a produção de cosméticos. Há também espécies que não são típicas do Cerrado, mas foram adaptadas ao clima da região central do país – como a espinheira-santa, planta nativa da região sul que, até então, não crescia em outros ambientes fora de seu habitat natural. “É muito gratificante ver que após a visita, muitas crianças que não tinham esse contato tão próximo com a natureza, saem daqui encantadas ao ver uma plantação de camomila, reconhecendo o que é uma babosa”, conclui o diretor da Farmacotécnica.

Para conhecer o projeto Preservar é necessário agendar previamente no telefone (61) 3346-1158, com Juliana ou Bruna. As visitações vão até o dia 28 de agosto.

Projeto Preservar.

Projeto Preservar.

Projeto Preservar.

Projeto Preservar.

Fonte: Divulgação | Fotos: Reprodução