A partir desta segunda, dia 19, Brasília passa a contar com um ecossistema pioneiro de fomento e capacitação para que novas ideias e negócios se estabeleçam no mercado. O Acelere.me, um spin-off do 4Legal, escritório de coworking, posiciona Brasília no circuito da inovação e do empreendedorismo.
O Acelere.me nasceu a partir da observação do mercado brasiliense e de estudos desenvolvidos dentro do 4Legal. “As empresas do ecossistema 4Legal já são maduras, com pelo menos cinco anos de mercado ou já experimentaram algum processo de investimento ou aceleração”, destaca, Juliana Guimarães, sócia dos dois empreendimentos.
O spin-off do 4Legal será um terreno seguro para produtos e serviços inovadores como startups e modelos de negócio de economia criativa. A intenção também é manter as boas inciativas dentro da região.
“A cidade borbulha de boas ideias e bons times, mas perde este capital intelectual para outros locais, como São Paulo, Rio e Belo Horizonte. Percebemos hoje uma evasão de talentos por falta de oportunidades”, afirma Fernando Santiago, também sócio das duas iniciativas.
Por isso, o Acelere.me fez o movimento contrário ao trazer dois profissionais que atuavam em São Paulo para ajudar na composição inicial do spin-off. “Flávio Carlucci é especialista em design de serviços, experiências e interfaces e Carol Caixeta, especialista em estratégias de conteúdo e ativações, pesquisas de mercado e tendências”, conta Santiago.
O Acelere.me é um business co-lab, o primeiro laboratório colaborativo de negócios em Brasília. “Acreditamos que, ao aumentar o drive cooperativo, o sucesso dos negócios também aumenta”, destaca Juliana. A colaboração entre empresas, ideias e profissionais é a marca do coworking, o modelo de negócio do 4Legal que também aparecerá no spin-off.
Conhecimento, estrutura e capital são as bases do Acelere.me. Este tripé foi pensado para atender as necessidades e particularidades do mercado brasileiro para potencializar o desempenho de empreendedores. É preciso saber o que e como fazer, ter um local propício para desenvolver e contar com suporte para buscar investimentos para fazer a ideia rodar.
Do tripé, Juliana destaca que “o conhecimento promove a transformação de pessoas e de organizações e por isso serão realizados bootcamps, workshops e treinamentos que impactam em modelagem de negócios eficientes e, principalmente, a implementação das ideias”.
Fonte: Divulgação