Depois de passar por um processo de revitalização e de receber equipamentos que dão ao público a possibilidade de experimentar as mais diversas sensações, no dia 16 de janeiro, sábado, a partir das 17h, o Centro Cultural Banco do Brasil – Brasília (CCBB-Brasília) inaugura o Espaço Casulo Interativo, do artista visual Darlan Rosa. A entrada para o Espaço Casulo é gratuita e livre para todos os públicos.

Inaugurado em 2008, o Espaço Casulo é uma instalação que faz parte da programação permanente do CCBB-Brasília. O projeto surgiu de uma conversa com a jornalista Célia Curto, especialista em playgrounds, que o desafiou a criar um parquinho que ao mesmo tempo fosse uma instalação escultórica e lúdica, permitindo a interação entre usuário e obra. As formas surgiram da observação de que crianças gostam de entrar em caixas de papelão para brincar. “Ali, elas se sentem acolhidas e abrigadas, como se ainda estivessem na barriga da mãe”, analisa. “A lagarta que cria o casulo para transformar-se em borboleta ou mariposa é a analogia perfeita para o entendimento das crianças sobre à transformação que acontece com todos nós e o processo de crescimento e evolução pelo qual passamos”, completa o artista.

Darlna Rosa - B

As esculturas ganharam elementos tecnológicos que permitem a interação de crianças e até mesmo adultos com os objetos. À medida que entrar ou tocar nas esculturas, o público passará a vivenciar algum tipo de experiência sensorial, podendo, ele mesmo, reinterpretar os objetos e criar novas significações.  A instalação de luzes de LED coloridas fazem com que a Lagarta, escultura formada por um túnel que leva a uma rampa que desemboca em um escorregador, se acenda e crie uma trilha luminosa que surge no rastro da passagem do visitante.

Fonte: Divulgação