TEXTO: Adair Oliveira | FOTOS: Divulgação

Vai ficar na cidade em janeiro e fevereiro? Pedalar pode ser um bom programa para o período. Pensando nisso, pegamos algumas dicas com especialistas no assunto! Kenny Souza e Márcio Franco sugerem a bike ideal.

Camelo ou “nuvenzinha” para os brasilienses, as bicicletas estão cada vez mais presentes no cotidiano das pessoas, principalmente dos moradores das grandes cidades. Mas qual modelo se adequa mais a você? Os ciclistas Kenny Souza e Márcio Franco selecionaram algumas bikes que podem adequar-se ao seu perfil.

KENYSOUZA

Kenny Souza

Entre as modalidades estão: speed, mountain bike, contra relógio, híbrida e dobrável. De acordo com Kenny, a speed, ou ciclismo de estrada, é a mais voltada para a prova curta de triatlo. É também a mais tradicional dentro do esporte, e no Brasil tem crescido bastante. Por ser muito veloz e não muito confortável, podem não ser a ideal para quem quer apenas curtir um passeio. A speed tem o selim mais alto do que o guidão, o que faz com que o condutor fique bastante inclinado para a frente, causando um pouco de incômodo nas costas e no pescoço para quem não possui uma rotina de uso.

 

BIKES

DICAS DE SAÚDE DE QUEM CONHECE O RISCADO

moisesramirez

O naturopata Moisés Ramiréz, que atende a ciclistas, triatletas e a outros esportistas de destaque da cidade, é também usuário de bikes e competidor. Ele lembra que, antes de iniciar as pedaladas, sendo atleta ou não, você deve certificar-se de levar uma garrafinha com água para se hidratar, utilizar protetor solar, fazer alongamentos antes e depois e saber o seu limite de exercício. “O segredo é terminar o pedal com vontade de pedalar mais, e não pedalar até a exaustão. Seguindo essas observações, as chances de adquirir uma lesão diminuem bruscamente, e você pedala sem correr o risco de se machucar”, ensina.