A despeito do título de ícone da culinária norte-americana – muito associada à alimentação rápida e à praticidade –, o hambúrguer conquista, a cada dia, status de refeição saborosa, requintada e até mesmo saudável! Em Brasília, pelas mãos de habilidosos chefs, esse suculento bife de carne moída servido com pão não para de ganhar novas versões. Seja para atender os paladares mais exigentes ou para contemplar aqueles que adotam restrições na dieta, a receita ganhou sofisticação com técnicas de alta cozinha, ingredientes de primeira (incluindo cortes especiais de carne, especiarias, molhos e acompanhamentos diferenciados), além de opções sem glúten, lactose ou com baixo teor calórico. Sua versatilidade também se estende à carta de bebidas e permite harmonizações variadas, de vinhos a cervejas especiais!
No Ancho Bistrô de Fogo, a chef Renata Carvalho criou o Hambúrguer Ancho. Preparado na parrilla, o burger com 300g de Ancho fica menos gorduroso e, é claro, mais saboroso. O recheio leva ainda cebola caramelizada, pesto de tomate, queijo de búfala, alface frisée e creme de cebolinha, que dão um toque especial ao sanduíche. A receita foge do convencional, inclusive nos acompanhamentos: em vez das tradicionais batatas fritas, papas rústicas (fritas com casca e temperadas com páprica, pimenta-do-reino e flor de sal) servidas com molho azedo.
Outro diferencial do hambúrguer assinado por Renata Carvalho é o pão. Produzido pela La Boulangerie, famosa pelos pães artesanais e o uso de fermentação natural, ele é mais leve e macio. O hambúrguer sai a R$ 30,00.
Quem também está sempre em busca de inovações no cardápio é a chef Mara Alcamim, que acaba de acrescentar mais um item no cardápio do seu Hambúrguer Indoor, realizado todas as quintas-feiras, a partir das 18h30, no Universal Diner. Trata-se de uma opção sem glúten nem lactose e com baixo teor de carboidrato. Uma ótima pedida para aqueles que seguem uma dieta com poucas calorias, ou para quem possui intolerância ao açúcar do leite ou à proteína encontrada nos cereais.
Para substituir o pão, Mara e seu sous-chef Pedro Moreira criaram uma omelete de abobrinha com claras de ovos. Assim, o preparo agrega os nutrientes do legume e dispensa a gordura da gema do ovo, resultando em um “pão” mais leve e rico em proteína. Ao pedir seu sanduíche, o cliente escolhe o hambúrguer de sua preferência e também o pão: convencional ou feito de omelete.
Outra opção para quem não abre mão da iguaria, é o recém inaugurado Burguer Bar do Restaurante Parrilla Madrid. São várias opções de sanduíche, e o cliente ainda pode criar a sua versão exclusiva da iguaria. Seis, da sete variedades são com kobe beef, e a opção vegana é com uma massa de grão de bico assada. Outro diferencial é o pão estilo brioche, elaborado diariamente e servido fresquinho aos clientes. Se você quiser provar algo super diferente, recomendados o brioche com sorvete de creme e calda de doce de leite argentino por R$16, e acredite, os sabores combinam super bem.
Fotos: Rafael Lobo | Daniel Zukko e Divulgação