Quem conhece o RP Tiago Correia já sabe que uma das coisas que ele mais ama nessa vida é viajar. Com roteiros sempre muito bacanas pelo mundo, nós aqui do CMNDDE VIP pedimos que ele dividisse seu TOP 5 hotspots de sua última viagem à Espanha! As dicas estão imperdíveis, então lápis e papel na mão pra anotar tudo!
- Brunch no Hotel InterContinental Madrid
Quem já me acompanha pelas jornadas mundo afora, sabe o quanto eu gosto de aproveitar um farto brunch aos domingos. As amigas Márcia e Patrícia Viana, da Viana Turismo, encarregaram-se de marcar para mim o do Hotel InterContinetal Madrid. Localizado, aliás, bem localizado na Paseo da La Castellana, 49. Numa esquina charmosa, o prédio edificado para ser um palacete de família tradicional espanhola ainda no século XIX, possui alguns de seus cômodos preservados, como a escadaria principal, o salão de baile e o mezanino do primeiro andar, com vidraças para a nobre avenida.
Elogios ao 5 estrelas à parte, o brunch reúne não só os hóspedes como a juventude descolada da cidade, além dos elegantes turistas de passagem pela modernosa Madrid. Sob um enorme lustre no centro do salão principal, uma ilha com iguarias ibéricas, nórdicas e mediterrâneas enchem os olhos. Peixes, crustáceos e mariscos parecem combinar com queijos nobres e bem curados, jamón e pães da própria casa. Chefs se encarregam de montar os pratos dos comensais e sugerir os ajustes e as harmonizações mais variadas. Para agradar os paladares mais exigentes, são servidos pratos quentes, risotos, massas frescas, ceviches e carnes variadas. Para finalizar, uma estação com uma infinidade de doces, pâtisseries e a prata-da-casa, a mil folhas.
- MiniEuropa
Pertinho do centro de Madrid está localizado o Parque Europa. Embora essa minha viagem tenha sido no inverno – que não estava rigoroso – o local é ideal para ser visitado na primavera e no verão. Em seus passeios, há lindos locais para fotos e a magia está nas réplicas dos principais pontos turísticos do Velho Continente.
Em poucas horas é possível passar e pelo Portal de Brandenburgo, Fontana Di Trevi, Torres Eiffeil, de Londres e de Belém…
Mas claro que para quem já viajou quase toda a Europa como eu esse não é o principal… na volta para Madrid passe no Shopping ParqueSul. Lojas lindas, menos tumultuadas que as das tradicionais avenidas, onde se pode ver, experimentar, provar, revirar as marcas locais e as de departamento clássicas espanholas como o El Córte Inglés e a Zara, além de grifes clássicas. Na Espanha, dedicar um dia para as compras em mall garante que não se tem a surpresa de lojas fechadas para a tradicional siesta. Dica: fique de olho nas araras de rebajas!. Existem descontos consideráveis!
- Mercado de San Miguel
Recentemente, comecei um curso de culinária. Daí não se pode ir a Espanha sem passar pelos mercados maravilhosos que tem na cidade para provar os pratos típicos, procurar ingredientes, garimpar temperos. A experiência sensorial dos mercados mundo afora é sensacional. Quando entro num desses lembro-me muito da frase do Dudu Camargo, Chef reconhecido em Brasília, “escuta o cheiro”… pois lá fui eu, então, me perder em delícias salgadas, vinhos – sugiro os de Rioja – ou sangrias, provar coisas diferentes, comprar açafrão e tudo mais.
Come-se em pé. Observando a maioria dos passantes ou companheiros de mesa. Quase todos turistas, que estavam por uma daquelas praças e ruelas e acabaram ali no Mercado de San Miguel não por acaso. Paellasdas mais coloridas, jamóns de todos os tamanhos e em vários pontos de curtição. Tudo uma delícia!
Se preferir mais conforto, entre numa dos bares ou casa de tapas que fica em volta do mercado e delicie-se!
- Aranjuez
Eu não conhecia a cidadezinha de Aranjuez e achei o lugarejo um charme! Um Palácio lindinho – parece o Palácio Real de Madrid, mas em menor escala – fica logo no centro da pacata cidade. Rodeado por jardins e fontes, ainda é refúgio da família real no verão.
Com lindas obras de arte, a maioria das salas são pareadas com as da residência real na capital espanhola. Aliás, o salão de porcelana em Aranjuez é inclusive maior.
A igreja da cidade é devotada a Santo Antônio de Pádua e recebe muitos fiéis para fazer suas preces. A Virgem da Candelária, padroeira do arquipélago de Canárias, também tem lindo altar dedicado.
No percurso de volta a Madrid, aproveite para passar no Cassino de Aranjuez, o maior da Espanha. Dizem ser do jogador de futebol Cristiano Ronaldo. O local é luxuosíssimo e recebe famosos o ano todo. Especialmente os que gostam das mesas de pôquer e roletas.
- Toledo
Pela segunda vez na Espanha, pela segunda vez na antiga capital do país secular! A cidade de Toledo é de fácil acesso desde Madri. É possível embarcar num trem de alta velocidade desde a estação Porta de Atocha e desembarcar em Toledo minutos depois.
A Catedral, erguida no século XIII em estilo gótico, reúne impressionante acervo de pinturas e esculturas, além de lendas e histórias superinteressantes. É de lá que surge a lenda do Juramento de Toledo, cujo Cristo crucificado do altar principal teria falado – por isso fui lá pela primeira vez, e por ter gostado tanto fui pela segunda. A pintura São João Batista, de Caravágio, é um dos quadros que mais gosto, e está em destaque na Sacristia principal, com escultura homônima bem ao lado.
Andar pela cidade, meio sem norte, mas riscando tudo num mapinha, é essencial para não se perder e não andar duas ou três vezes pelo mesmo lugar. Note a influência grega na arquitetura e a passagem dos árabes com seus califados. Passeie rente a muralha, deguste os originais marzipans, admire as joias.
Adentre a sinagoga de Santa Maria La Blanca e olhe os riscos e as colunas em ruínas, e a Igreja de Santo Tomé, onde está o corpo do Conde de Orgaz e a pintura de El Greco que retrata seu funeral. Aliás, há uma réplica da casa do pintor na cidade com dezenas de quadros seus lá.
Tire o dia para ficar por lá, e só volte depois do pôr-do-sol!