DANIELE OLIVEIRA
Ao consumir alimentos orgânicos você está investindo na sua saúde, para produzi-los, o produtor utiliza procedimentos que não prejudicam o meio ambiente, ou seja, há menos desperdício de água, o solo é menos atingido com técnicas de plantio adequadas. Dessa forma o produtor passa a ser parceiro da natureza, ao invés de inimigo.
Os alimentos orgânicos não utilizam nenhum tipo de agrotóxico, nem qualquer outro tipo de produto que venha causar algum mal a saúde, e para combater as pragas e fertilizar o solo, os produtores utilizam meios naturais. Confira as principais razões para se consumir alimentos orgânicos:
- Faz bem a saúde;
- Alimentos orgânicos contêm mais nutrientes, ex.: cálcio, ferro e Vitamina C;
- As substâncias químicas ficam fora do seu prato;
- Sua comida fica mais saborosa.
A produção do orgânico vai muito além da não utilização de agrotóxicos. O cultivo deve respeitar aspectos ambientais, sociais, culturais, e econômicos, o que garante um sistema agropecuário sustentável. E como saber se o produto que você está comprando é realmente orgânico? Todo produto orgânico vendido em lojas e mercados tem que apresentar o selo em seu rótulo.
O alimento orgânico é sim muito mais caro que o convencional. Isso porque a sua produção é feita em menor quantidade e os custos para produzi-los são maiores, o que afeta diretamente na distribuição e no preço final do alimento. Mas a tendência é que com a popularização dos orgânicos, os preços tendem a cair.
Foto: Reprodução