O Movimento Frida Pop, promovido pelos restaurantes El Paso para homenagear a irreverente artista mexicana, segue com programação intensa. No próximo domingo, (17/4), do meio-dia às 19 horas, na área externa do El Paso da Asa Norte,  um mix de tudo que a pintora gostava: música, arte, moda e tequila. Assim será a Feira Frida Pop. As margaritas refrescantes ficarão por conta do El Paso.  A moda, tão presente na vida da artista como maneira de levar seu país ao mundo, terá sua representação nas peças exibidas pelos expositores. A brasiliense Fernanda Ferrugem criou uma mini coleção especialmente para o evento, com cores intensas, estampas, cortes vitorianos adornados com rendas e babados, mas que têm um visual mais limpo – um desafio para a estilista, já que de minimalista Kahlo não tinha nada. “É o espírito da Frida com a pegada urbana de hoje. Ela sempre foi minha inspiração”, define Fernanda.

O artista plástico Flammarion Vieira, radicado atualmente em São Paulo, traz seu olhar sobre Frida representado em bodies de plush, camisetas, vestidos, kaftans de seda, luminárias, almofadas, jogos americanos e bolsas feitas com a técnica de assemblage. As peças são produzidas com aplicações de imagens da pintora que fazem parte do acervo do artista e outros elementos de todo o catálogo sobre a mexicana, que Flammarion reuniu durante anos. “Uso a expressão da arte para modificar ícones ou relacioná-los com outras formas. Nas minhas criações, as pessoas sempre irão encontrar uma Frida modificada, a partir do meu olhar”, explica o artista plástico.  O destaque fica para joias com um conceito mais arrojado, aproveitando todo o tipo de matéria-prima. Junto a isso, o artista adiciona cravações em ouro, gemas naturais, prata e banhos.

guarda chuva flammarion

A galeria de arte digital Urban Arts leva almofadas, sketchbooks, capas para telefone celular, além de pôsteres com a temática de Frida. Já o Ateliê d’Jó apresenta biojoias produzidas artesanalmente utilizando resíduos de madeiras brasileiras. Os produtos são confeccionados em parceria com o artesão Josimar Lopes, aproveitando restos florestais brasileiros, de origem certificada. As peças são produzidas em Ipê tabaco e Ipê champagne.

A feira também conta com a presença da marca brasiliense de calçados Frida sem Calo, conhecida por seus modelos despretensiosos, alegres, diferentes e com muita personalidade, a cara da artista mexicana. Desenhados, confeccionados à mão e vendidos por Rosângela Vieira, os sapatos são peças únicas e exclusivas em numerações randômicas, ou seja, só existe um exemplar de cada modelo naquela numeração e cor em que foi feito. A marca de camisetas Verdurão leva peças que dão uma nova roupagem à imagem de Frida, com irreverência e originalidade, já bastante conhecidas na cidade.

Aurora Decor também entrou no espírito de Kahlo e apresenta verdadeiros mimos para a casa. Acessórios de mesa para decoração de copa e cozinha compostas por jogos americanos, esteiras de mesa, guardanapos de tecido, toalhas de mesa, panos de copa e uma coleção gourmet que, além das peças básicas, trazem dólmã e toque (vestimenta de chef de cozinha), avental e pano de copa compõem os produtos. Já a Diva Papeteria entra com uma variedade de caixas decoradas, canecas, porta- retratos e artigos para decoração de quarto e escritório.

aurora decor

Os sabores fortes, muito apreciados por Frida, ficam por conta dos variados blends e geleias apimentados da Cornucópia .

E quem ainda quiser fazer o bem –  que mal tem? – basta comprar as farofinhas de chocolate da Vida Positiva, ONG brasiliense que, há 10 anos, ajuda portadores do vírus do HIV/Aids a superar o preconceito e a discriminação. As farofinhas são originárias de uma receita antiga da Vovó Vick. A renda obtida na venda dos produtos ajuda na manutenção da instituição.

Serviço
Feira Frida Pop
Domingo, 17 de abril, das 12h às 19h
Área externa – El Paso Asa Norte
CLN 110 BLOCO B
Informações – (61) 3349-6820

Fonte: Divulgação