A origem do filé à parmegiana é um mistério. Apesar do nome italiano, remetente a cidade de Parma, originária do queijo parmesão e do presunto que leva o mesmo nome, o prato não é servido no país. O máximo que você vai encontrar é o cotoletta alla milanese  (bife à milanesa) e a parmigiana di melanzane (berinjela à parmegiana). O termo parmigiana, segundo o Devoto-Oli, dicionário muito famoso por lá, significa “cozinhar à maneira de Parma, isto é, como os habitantes da cidade de Parma, preparar em camadas”.

Há outras teorias do famoso prato, como a que surgiu na Rússia, durante a Revolução Russa, quando tinha-se o costume de esconder a carne cobrindo-a com queijo. Segundo a lenda, um italiano apaixonado teria acrescentado molho de tomate a carne com queijo e nomeado a receita em homenagem a amada Giana, ficando, então, “per mia Giana” (para minha Giana).

Tem aqueles que dizem que o filé a parmegiana surgiu no Brasil, mas há, também, contradições nessa história. Sob o ponto de vista dos paulistas, a receita que teria sido criada em São Paulo por um descendente de italiano. Para os mineiros, a iguaria seria natural de Minas Gerais, vindo diretamente do município de Barbacena e depois levado para São Paulo pelos tropeiros. Divergências a parte, o que não se pode negar é o sucesso desse prato, que já faz parte da nossa cultura gastronômica e é item quase indispensável de qualquer boteco e restaurante.

Para criar o melhor filé à parmegiana, o restaurante Oliver se inspirou na receita de família do Gourmet Marco Antônio Veronese, originária da Itália, e o resultado é divino: um macio e suculento filé mignon alto em uma cama de presunto de Parma, coberto por uma crosta crocante de farinhas especiais e finalizado com molho pomodoro pelatti san marzano rústico e gratinado com queijo Parmesão italiano.

Rodrigo Freire, sócio-proprietário do Oliver, faz questão de salientar a qualidade do prato. “Em todo o processo utilizamos os melhores ingredientes, já que uma boa matéria-prima faz toda a diferença no resultado. Nesse novo prato fizemos questão de usar o presunto de Parma italiano, queijo Parmesão da região e basílico da nossa própria horta para garantir aroma e sabor inigualável ao nosso Vero Parmigiana”.

O nome do prato foi dado em homenagem ao Gourmet Marco Antônio Veronese.  O termo Vero em italiano, também significa verdadeiro.

O prato terá preço promocional de R$129 e serve de duas a três pessoas. O acompanhamento será o risoto milanês feito com arroz carnarolli italiano com açafrão. 

IMG_0954

IMG_0969

IMG_0957

Fonte: Divulgação