Devido ao fato de que os espaços, nas residências principalmente, serem cada dia mais diminutos, o serviço à americana torna-se cada vez mais usual e é uma forma prática de servir um número maior de convidados. Hoje seguiremos com a série de posts de como servir à mesa, que ajudam a desmistificar os tipos de serviço – afinal, receber deve ser uma diversão e nunca um drama!
No post de como servir à mesa – serviço à francesa a ideia é passar uma formalidade, com mesa posta de forma mais clássica e comida servida já empratada.
Aqui, a maneira de servir à mesa é mais despojada, mas apesar de sua natureza informal um jantar americano ou self-service pode ser tão elegante quanto um jantar formal. Seguem as dicas!
- O jantar à americana utiliza-se de buffet que é uma maneira prática de servir um número maior de participantes. Mesa posta é opcional, muitas vezes se come de pé, ou sentado em poltronas e sofás. Na maioria das vezes, os pratos estão empilhados ao lado da mesa de buffet.
- É um jeito de servir muito mais prático, informal e econômico, já que dispensa o uso de tantos garçons, além de poupar um pouco o anfitrião, que fica menos preocupado e consegue aproveitar mais a ocasião.
- Uma forma de tornar o serviço mais rápido, quando o número de convidados é grande, é preparar o bufê duplo, usando os dois lados da mesa.
- Escolha para o cardápio pratos que necessitem somente de um garfo ou que possam ser levados a boca com a mão. Carnes cortadinhas, frangos desossados e cortados são mais práticos.
- No caso de comidas quentes, um réchaud é bem-vindo – fica charmoso e mantém os alimentos aquecidos. Trabalhar com travessas bonitas à mesa, além de alturas diferentes, dá uma graça especial e deixa a mesa mais atrativa.
- É sempre bom pensar que a comida deve ser reposta com frequência e, ao término, retirar a louça onde foi servida para que a mesa não fique cheia de travessas vazias.
- Além da comida, essa mesa deve ter arranjos, um objeto de decoração bonito e, no caso de um jantar, velas. Só cuide para que fique em locais não estratégicos, assim não atrapalha o fluxo de nenhum convidado.
- Resolvida a mesa principal, vamos à mesa de apoio, que também pode ser um aparador. É nela que devem ficar os pratos, talheres e guardanapos, já arrumados de uma forma prática. Pratos podem ser empilhados, e talheres arrumados dentro dos guardanapos.
- No caso dos copos, ficam arrumados no aparador, ou mesmo em um carrinho antigo de bebidas – acho bem charmoso!
- Servem-se os drinques habituais antes do jantar e durante o jantar fica a cargo do anfitrião passar os vinhos
- Mais tarde, serve-se o café
A fórmula do serviço americano é convidar bons amigos, ter ótima música e manter o ambiente sempre agradável seguindo as dicas do meu primeiro post sobre como receber em casa, de resto apenas organize-se e divirta-se, sempre!