Somente no estado de São Paulo, cerca de 600 eventos de corrida de rua foram realizados entre 2013 e 2014, segundo a Federação Paulista de Atletismo. O número de corredores saltou 15,35% nesse período e a tendência da instituição é de crescimento a cada ano, pois hoje é considerado o esporte que mais cresce no Brasil, por sua praticidade e economia. Mas, como toda atividade física, a corrida de rua pode ser prejudicial quando realizada sem a devida orientação de um profissional da área.

Um dos danos mais comuns de quem pratica o esporte é a lesão condral (na cartilagem) nos joelhos, segundo o médico ortopedista da clínica Ortholife e diretor científico da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia do DF, Dr. Julian Machado. “A cartilagem é essencial para sustentar e revestir as superfícies articulares que conectam e dão movimento ao esqueleto. Qualquer alteração em sua anatomia é considerada uma lesão”, explica.

Entre os diversos fatores que podem influenciar no desgaste da cartilagem está a prática de atividades físicas inadequadas ao perfil e estado físico do indivíduo, em quantidade excessiva ou sem os equipamentos necessários. “Também figuram nesta lista o excesso de peso, traumatismos e fatores sistêmicos, como as doenças reumáticas”, acrescenta o ortopedista Julian. A dor é o sintoma mais evidente de uma lesão condral que, caso não seja tratada adequadamente, pode evoluir para um edema ou derrame articular, podendo provocar, até mesmo, a perda de função do joelho, em casos mais graves.

O tecido cartilaginoso não possui vasos sanguíneos e nervosos e, por isso, tem pouca capacidade de regeneração. “Podemos diminuir o desgaste, alterar a estrutura, mas não recompor a cartilagem”, ressalta o ortopedista da Ortholife, Dr. Leônidas Bonfim. Para protegê-la, o médico recomenda manter uma dieta balanceada, rica em proteínas, vegetais e castanhas, que têm grandes quantidades de zinco e magnésio. A consulta a um médico ortopedista é recomendada sempre que o indivíduo for iniciar uma nova atividade física ou quando, durante a prática, sentir algum desconforto, ainda que pequeno. “A orientação profissional especializada antes de começar a se exercitar é fundamental, assim como fazer aquecimentos e alongamentos e respeitar os limites do próprio corpo”, lembra Leônidas, que também é presidente da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia do DF.

Confira, abaixo, dicas valiosas para quem pretende começar a correr:

– Comece com a caminhada. Somente após o tempo determinado pelo orientador físico, intercale com a corrida;

– Use roupas leves, assim você terá mais liberdade nos movimentos;

– É necessário que o tênis seja especial para corrida, pois auxilia na absorção do impacto gerado pelas passadas – uma forma de prevenção de lesões;

– Informe-se com o educador físico sobre quais as melhores formas de alongamento (antes e pós-atividade física) e outros tipos de exercícios importantes que serão associados à corrida;

– Durante os passeios e/ou corridas, hidrate-se frequentemente.

SERVIÇO:

Ortholife Clínica de Ortopedia e Traumatologia

Endereço¹: SHLN Bloco J Sala 202 – Edifício Multiclínicas – Asa Norte – Brasília/DF

Endereço²: SGAS 613 Conj E Sala 28 Subsl – Asa Sul – Brasília/DF

Telefone: (61) 3963-0999

Fonte: Divulgação