Expert quando o assunto é festas, a empresária Ana Cláudia Miziara, proprietária do espaço Villa Rizza, explica que o mais importante é realizar um planejamento que leve e consideração as peculiaridades do inverno. “Esta é a época de apostar em eventos indoor. Mesmo durante o dia, Brasília costuma esfriar e nem o sol que brilha com bastante intensidade é suficiente para amenizar a sensação térmica. Se os convidados souberem de antemão que não ficarão à mercê do frio certamente irão ao evento com maior disposição, principalmente aqueles que levarão crianças pequenas”.
O segundo passo, de acordo com Ana Cláudia, é estabelecer o efeito que se deseja durante o evento. Isto porque a estação permite tanto exaltá-la com cores claras ou mesmo all white e efeitos que remetem ao inverno glacial, que fica bastante elegante, ou ainda ir no sentido oposto e apostar em tons quentes, dando a sensação de calor e tropicalidade, inclusive na escolha da iluminação. “A cartela de cores se torna muito democrática. O importante é estabelecer uma linha e se manter nela na escolha dos elementos”, destaca a especialista que ainda complementa que, em ambas opções, o fogo pode dar o toque de aconchego. “Velas e lamparinas podem ser espalhadas por todo o espaço, inclusive nos banheiros. Já na entrada e outras áreas externas podem ser colocadas charmosas tochas”.
No cardápio, independente se é um grande casamento, baile de debutante ou se é uma celebração petit comité, a dica é se jogar em delícias quentes ou condimentadas. Elas aquecem e dão disposição para os convidados. “Se o menu for de empratados com serviço à francesa, vale apostar em massas, risotos ou carnes com molhos encorpados. E que tal uma buffet ou uma ilha de caldos? Eles podem ser servidos em cumbucas. Outra ideia é passar bandejas de caldos em pequenos copinhos, o que fica muito original. Para as beber, um bom vinho não tem erro”, conta.
Outra forma de aquecê-los é compor uma mesa com bebidas quentes, como café, chás e licores, acompanhados de biscoitinhos, cookies e petit fours. Isso dará um ânimo extra na volta para casa. “Todo evento é um ritual. Ele precisa ser bom antes, durante e depois. Pense em como surpreender seu convidado desde que chega até sua despedida. E uma mesa como esta fica super charmoso. E se quiser surpreender ainda mais, as lembrancinhas podem estar no clima de inverno também. Pashiminas, cachecóis, mantas, por exemplo, podem ser entregues no início do evento. Para a despedida, potinhos com geleias, pães de mel, enfim, a gula ganha força nesta época”, explica Ana Cláudia.