Você sabe para que servem e como pendurar os quadros corretamente em uma parede? Os quadros são elementos decorativos que ajudam a tornar o ambiente confortável visualmente, acusticamente e psicologicamente. Sejam pinturas, gravuras, fotos ou desenhos, confirmam estilo e marcam a identidade do local. foto1

Abaixo darei algumas dicas que pode facilitar sua escolha e sua distribuição, para valorizar a obra de arte e o ambiente, além de ensinar como pendurá-los corretamente.

Além de dar aquele aconchego ao ambiente, eles ficam lindos quando combinados com uma mesa de jantar, um armário, a cama ou até mesmo um sofá. Organizar quadros em uma parede é uma coisa pessoal, porém existem algumas regras para não errar. A altura, organização e outros quesitos devem ser observados na hora da montagem. Você pode criar linhas imaginarias e fazer a composição simétrica ou apostar em espaçamentos diferentes para um arranjo mais despojado.

A dica é fazer moldes de papel com o tamanho dos quadros que quer usar e ir marcando o lugar que cada quadro irá ficar é uma boa solução para testar possibilidades.

foto2

A regra para o uso dos quadros é sempre posicioná-los a 1,70 m de altura do observador e 1,60 do centro do quadro até o chão. Mas quando combinamos com outros objetos, como o sofá por exemplo, a regra já é um pouco diferente. Quando eles forem ficar em cima do sofá, os quadros devem ser posicionados a mais ou menos 25cm do encosto. A mesma regra vale para a cama.

foto3

A composição deve ser proporcional, ou seja, paredes pequenas pedem quadros menores, enquanto paredes grandes pedem quadros maiores. A escolha das molduras é livre, no entanto, vale a pena observar o estilo da decoração para criar uma composição equilibrada. A disposição das peças pode ser simétrica ou assimétrica, valorizando com tamanhos iguais ou diferentes. Modelos com tamanhos iguais podem ser dispostos de maneira ordenada.

foto4

Uma composição mais ousada pede diferentes medidas e quadros dispostos de modo irregular.

foto5

Para quem tem medo de errar a altura dos pregos, basta usar uma prateleira para apoiar os quadros de modo linear. Fica lindo e super moderno.

foto6

Não tenha medo de misturar molduras, estilos e tamanhos. Quadros não precisam combinar entre si.

foto7

Uma coleção de arte em uma sala, por mais modesta que seja, dá personalidade e charme ao lar. As obras precisam ser escolhidas pela afinidade e valor sentimental dos moradores, não exclusivamente pela função estética na decoração. É um dos elementos que mostrará aos visitantes a personalidade de quem vive naquele lugar.