Quem gostaria de produzir mais no trabalho ou nos estudos e ainda sobrar um tempinho de qualidade com a família ou mesmo para fazer o que quisesse? Se a sua resposta foi “sim”, você está no lugar certo!

Hoje iniciamos uma série de 4 posts sobre como você produzir mais em todos os pilares da sua vida. Mas antes, caso você ainda não tenha lido nosso artigo anterior, dá uma lida porque tá bem legal:

http://cmnddevip.com.br/2016/04/14/ocupar-x- produzir/ 

Quando você não tem uma orientação adequada, muitas vezes, pra você ir de onde você se encontra (estado atual) ao encontro do que você anseia (estado desejado) acontece uma série de coisas não planejadas ou ”cousas” em alguns casos. Você dá voltas e voltas, retorna ao ponto inicial, trilha um caminho, fica inseguro, ansioso, se perde, se sente frustrado, cansa, e… Enfim, repetidas vezes demora mais, despende mais energia, tempo e dinheiro do que o previsto para chegar aonde sempre desejou, maaaas você chega lá. Essa história soa familiar pra você? Por um acaso você já passou por isso?

Se disséssemos à você, pessoa querida que nos lê, que há uma forma (nem um pouco mágica), de ir desse ponto inicial ao estado desejado com menos esforço, de maneira leve, mais rápida, sem “bater cabeça por aí” e com muito mais Produtividade, você ficaria interessado por esse assunto? Então continua aqui e vem com a gente!

É importante que você entenda que existem níveis de produtividade e eles estão estreitamente relacionados a resultados versus esforço. Não estamos falando de tamanho de resultados, mas sim de quantidade de resultados em comparação ao esforço/energia desprendida.

De maneira bem sucinta, há 5 níveis de produtividade:

Nível 1 – Têm-se muito esforço e pouco resultado.

Nível 2 – Já nesse, um pouco menos de esforço em comparação ao nível 1 e um pouco mais de resultados.

Nível 3 – Meio a meio. O esforço é proporcional aos seus resultados.

Nível 4 – Aqui que começa a ficar legal. Já se esforça menos e têm mais resultados.

Nível 5 – Esse é o nível mais alto de produtividade. Quase não se têm esforço e se produz muitos mais resultados.

Algumas pessoas se iludem dizendo: “Não preciso saber produzir mais. Eu tenho resultados”. Mas a questão é: “O quanto você se esforça para ter aquele resultado?” Você já espremeu uma laranja sem caldo? Você precisa de 10 laranjas para conseguir um copinho de suco. Você espreme, espreme, espreme e não sai caldo nenhum. Ou seja, você até faz o copo de suco, mas faz com muito esforço.

Estamos falando também para outro tipo de pessoa: que sabe o que precisa fazer, sabe o que é necessário para a vida dela, mas passa dia após dia e não consegue fazer aquilo que ela própria sabe que é necessário.

Já assistiu ao filme Alice no país das maravilhas? Tem um trecho do filme no qual Alice está diante de vários caminhos a percorrer e pergunta ao gato por qual escolher. Ele a questiona: – “Para onde você quer ir?”; e ela responde: – “Ué, não sei”. Então ele esclarece: – “Ora, pra quem não sabe pra onde quer ir, qualquer caminho serve”. Qual a razão de falar sobre isso agora? Em muito em breve esta história fará mais sentido. Acompanhe…

alice

Para você produzir mais, com menos esforço, você precisa percorrer 4 passos na sua vida.

Antes de falar sobre o primeiro deles, agora que você entendeu sobre os níveis de produtividade, deixe-nos contar mais uma história:

Quando eu (Diego) era pequeno, ouvia minha mãe dizer que eu faria Direito ou Engenharia. Lembro-me claramente da primeira de muitas vezes que ela disse isso, tinha por volta de 10 anos. Nessa circunstância, o que eu mais queria era ser astronauta. O tempo foi passando, algumas habilidades vieram à tona e chegou o momento de escolher o curso para o vestibular. Escolhi pelo rumo da engenharia. Mas qual delas? Não tinha a menor ideia de qual escolheria. Havia 5 opções. No primeiro vestibular, escolhi no momento da inscrição “à là uni du uni te” (pra quem não sabe onde ir, qualquer caminho serve). E sabe o que aconteceu? Não fui aprovado. Foi avassalador e ao mesmo tempo fez muito sentido. Decidi prestar vestibular novamente, mas dessa vez escolhi uma das opções antes de me inscrever, mas não foi a melhor das escolhas, eu nem sabia o que aquela engenharia fazia e novamente não fui bem-sucedido. Por fim, após aprender na pele, decidi pesquisar mais a respeito dos ramos da engenharia e a que cada uma se aplicava. Uau, foi aí que caíram as fichas. A partir daquele momento, me encontrei e fiz uma escolha consciente. Algo que realmente me chamou atenção e era compatível com meus valores e algumas habilidades. Fui aprovado!

Essa história fez sentido pra você? Percebe que quando não se tem certeza de qual caminho percorrer, cabe a filosofia do Zeca?! Ele mesmo: “Deixa a vida me levar, vida leva eu…” ou seja, falta CLAREZA!

A clareza é o primeiro passo para alcançar uma vida extremamente produtiva.

artleo_com-8595

O que você deseja alcançar? Se alguém lhe perguntasse nesse momento, qual o seu maior sonho, você saberia responder? Se não é claro e específico na sua mente o que você deseja, tenha certeza que alguém irá escolher por você.

Desafiamos você a realizar uma simples tarefa: Escreva 20 sonhos e objetivos profissionais e destaque os mais importantes para você.

“Bacana, sei bem claro o que quero, mas tenho a sensação que o dia deveria ter mais de 24h para eu conseguir começar a fazer algo. Simplesmente não tenho tempo”. Já ouvimos de várias pessoas esse questionamento. Então não basta ter clareza, é necessário também ter… Esse é o próximo passo que iremos dividir em breve com você. Até o nosso próximo post, um grande abraço.

Pra ficarmos mais perto, essas são as nossas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/diegodantascoach/
https://www.instagram.com/jacquecoach/

Facebook: https://www.facebook.com/diegodantascoach/
https://www.facebook.com/jacquelinesampaiocoach/