Cores quentes, tecidos e muito aconchego. A dica de hoje é para quem quer, de forma simples e prática, renovar a casa e ainda de quebra deixar ambientes mais quentinhos e ideais para a frente fria que tem invadido as residências brasilienses. Arquitetos e designers de interiores da cidade destacam, de forma unânime, que elementos como cortinas, tapetes e até mesmo papéis de parede podem garantir um resultado surpreendente quando o foco vai além da decoração e é, também, proporcionar conforto ao seu usuário.
A dica de Silvana Albuquerque, por exemplo, é apostar em tapetes, lisos ou com listras e estampas, tudo com harmonia, “para não pesar no espaço”. A medida, segundo a profissional, deixa o espaço mais visualmente e fisicamente confortável, garante beleza e elegância e ainda pode ser útil para delimitar ambientes, principalmente os integrados. A arquiteta, que também é fã de cortinas, lembra que os dois elementos, juntos, vão dar um ar sofisticado aos ambientes em que forem explorados, e proporcionar, de forma individual, os benefícios da funcionalidade de cada um. Para as cortinas, o ideal é investir em tecidos mais encorpados, como o linho, que se destacam nos ambientes por sua clássica beleza e ainda por garantirem, além do controle de iluminação e calor, a sensação de aconchego.
Quando a ideia é trocar o papel de parede, apostar nas cores quentes pode ser o toque ideal para manter a casa mais aquecida no inverno. Os tons mais fechados, sóbrios e neutros são os mais indicados, dessa forma, em outras estações, serão readaptados e harmonizados com simples mudanças no décor. Marrom, preto e até mesmo vermelho e amarelo, estão em alta e são tendências no segmento. Lembrando que trocar ou instalar papel de parede é uma forma mais rápida e prática de mudar a cara de um espaço, sem os comuns problemas de grandes reformas.
Veja algumas dicas:
– invista na iluminação dos espaços e lembre-se: as luzes amarelas proporcionam sensação de acolhimento;
– mantas e cobertores se tornam aliados do decor e podem ser utilizados em sofás, camas e poltronas sem erro;
– tapetes preenchem os espaços, aquecem e ainda evitam o contato direto com o piso;
– cortinas de tecidos mais pesados podem ser usadas e o mercado oferece opções modernas em que o material pode unir beleza e funcionalidade;
– plantas e flores em tons quentes, como amarelo, vermelho e verde, aquecem, decoram e ainda dão um ar mais leve ao espaço.
Escrito por: ALINE MONTEIRO