A mais alta executiva do Facebook, Sheryl Sandberg, no livro “Faça Acontecer”, mostra, através de algumas pesquisas realizadas que, ao contrário da ideia tão difundida de que apenas mulheres solteiras conseguem chegar ao topo, as líderes empresariais mais bem sucedidas, em sua maioria, têm um companheiro.

Não estou afirmando que, para uma mulher chegar ao topo, ela precisa de um companheiro. De forma alguma. O que estou afirmando é que é possível sim ter sucesso profissional e familiar. Você não precisa abrir mão de um para ter o outro.

Entre as 28 mulheres no cargo de diretorias executivas das 500 empresas de maior faturamento dos EUA segundo a Fortune, 26 eram casadas. Mas, o que muitas delas disseram foi que “não teriam o sucesso que tiveram sem o apoio dos maridos, ajudando com os filhos e as tarefas domésticas e aceitando transferências com boa vontade”.

Hoje, no Brasil, as mulheres cuidam quatro vezes mais dos filhos e do serviço doméstico do que os homens. Já sei o que você pode estar pensando, que as mães têm uma propensão mais natural para a criação dos filhos. Sim, eu concordo, nós temos. Mas os pais também podem ganhar essa habilidade. Não é só uma questão de biologia, mas também de consciência.

Quando os maridos fazem mais tarefas em casa, as esposas sentem menos depressão, os conflitos conjugais diminuem e a satisfação aumenta. O problema é que muitas mulheres, sem perceber, desestimulam o seu companheiro na hora de fazer sua parte, porque são controladoras ou críticas demais. Ele nunca vai fazer do seu jeito – ninguém vai fazer – ele vai fazer do jeito dele. Deixe que ele faça!

Cada membro do casal precisa se encarregar de atividades específicas, do contrário, em vez de vocês acharem que estão cada um fazendo a sua parte, podem achar que estão fazendo um favor. Você e o seu companheiro são parceiros e podem, juntos, se empenhar para mudar uma dinâmica indesejável. A dinâmica perfeita não existe, o que existe é aquilo que funcionará melhor para vocês.

Quero te encorajar hoje a mudar aquilo que não está te fazendo bem. Assuma a responsabilidade de fazer a sua carreira e a sua família acontecer. Encontre no seu companheiro o seu parceiro e, acredite, você pode ter sucesso em todas as áreas que desejar.

Não reclame do que você tolera. Faça acontecer!