Você se sentiu engolido pela vida? Engolido por uma rotina recheada de tarefas que nunca acabam, é tanta tarefa que não dá tempo de realizá-las em um só dia? Ah, e tem aquelas que acompanham você durante dias, semanas e até já comemoraram aniversário na sua companhia.

Identificou-se com essa história, ou conhece alguém nessa situação? Bem, e se contássemos que já estivemos nessa enseada, sabemos exatamente como é se sentir assim, e a melhor parte, queremos compartilhar com você como fizemos para sair de dias de “vida engolida”, sem tempo pra nada, nem pra nós mesmos, para dias de “vida equilibrada”, tempo de sobra para fazer um hobbie, ler um livro, até mesmo assistir um bom filme, sem deixar nada acumulado ou preocupados com aquilo que deveríamos estar fazendo ao invés de curtirmos o momento.

pronto então? Esse é nosso segundo artigo/passo de uma série de 4 posts sobre como você produzir mais em todos os pilares da sua vida.

Para tudo!

IMG_444_1_3

Caso você ainda não tenha lido nosso artigo anterior, clica no link abaixo e depois volta aqui. Tenho certeza que você o se arrependerá:

4 passos simples para você ser mais produtivo em todas as áreas da sua vida passo 1/4

“Bacana, sei bem claro o que quero, mas tenho a sensação que o dia deveria ter mais de 24h para eu conseguir começar a fazer algo. Simplesmente não tenho tempo”. Já ouvimos de várias pessoas esse questionamento (não cabe nos dedos da mão nem dos pés juntos quantas vezes já ouvimos).

Então não basta ter clareza para ser mais produtivo, afinal, com clareza você tem consciência que para conquistar determinada coisa é muitas vezes necessário “colocar a mão na massa” e fazer não só uma, mas, uma dezena de subtarefas, o que pode causar mais ansiedade, pode ser desesperador para uma agenda já abarrotada.

Também é essencial ter um todo.

Já aconteceu de você acordar cedo, levar/pegar filho no colégio, responder e-mails, mensagens, pagar conta, resolver pepinos em casa, apagar “incêndio”… Chegar no final do dia e parece que você não fez nada? E quando você olha no calendário já está no final do ano! Aquela sensação que o tempo está passando muito mais rápido, e de que quando você era pequeno passava muito mais devagar. Temos uma notícia triste a informar (coloque muito amor nas nossas próximas palavras): Sinceramente, não é o tempo que está passando depressa, ele está passando da mesma forma,  você éque não fez nada.

Nesse momento, você está diante da primeira verdade sobre produtividade:

– Se ocupar não é produzir.

Que?! Isso mesmo! Sabe o que é se ocupar? Ocupar-se é: secar gelo, gastar bastante tempo no celular, em mídias sociais ou na internet em sites que não lhe acrescentarão muito conhecimento. Ocupar-se é gastar tempo, é fazer coisas que não levarão você aonde quer chegar, é sentir aquela sensação de que deveria estar fazendo outra coisa quando você não poderia fazer essa coisa.

É engraçado falar sobre isso, pois havia um site de notícias e negócios que acessávamos com grande frequência. O problema não era acessá-lo, o curioso era que começávamos lendo uma determinada notícia sobre a fusão de empresas, e já emendava em outra notícia, e quando íamos ver estávamos lendo sobre bactérias que crescem na beira de vulcões e nisso já havia se passado horas e não tínhamos a menor ideia de como tínhamos parado naquela última leitura.

Produzir é dar um passo em direção àquilo que você almeja, é se aproximar da concretização das suas metas, é fazer algo que faz todo sentido pra chegar lá, nem que seja um pequeno passo.

“Coaches, como eu faço para sair desse ciclo de ocupação? Às vezes é mais forte que eu”.

Vamos compartilhar o que aprendemos com uma das pessoas que é referencial quando se trata de produtividade e que inspirou toda essa saga de artigos sobre ser mais produtivo em todas as áreas da sua vida: Coloque alguns alarmes no seu celular. Isso mesmo, não sei se no sistema operacional que você utiliza é possível nomeá-los, mas no nosso é possível dar nomes a esses alarmes. Ele toca em alguns horários estratégicos com o seguinte questionamento: “Nesse exato momento você está se ocupando ou produzindo?”

Diga-nos, sinceramente, você está produzindo as histórias que você quer pra sua vida?

Agora está pronto pra segunda verdade

Se você não tem agenda, você se torna agenda dos outros.

2

Exemplo clássico, celular vibra ou toca com aquele barulhinho da notificação e o que acontece? Não importa o que está fazendo, bate aquela curiosidade para conferir o que é e… Sim, você para e larga tudo e vai olhar o celular. Um nível mais preocupante é quando ele não toca, não vibra porque realmente não tem nenhuma notificação e mesmo acabando de acessar o aplicativo você o reabre só pra ter certeza que ninguém mandou nada e faz isso com todos as outras infinitas mídias sociais.

Mais uma pergunta, e já adiantamos que não é a última: quando alguém manda uma mensagem pra você, seja via Whatsapp, Snapchat, Facebook, e-mail, sinal de fumaça, tanto faz, ela manda quando você gostaria de receber ou quando ela gostaria de mandar? Mesmo se for uma resposta a algo que você interrogou, pasme, a pessoa do lado de lá só dará o ar da graça quando ela quiser.

O que fazer então? Mais uma vez, vamos dividir algo que fazemos e funciona conosco, não algo que esteja certo ou errado, ou seja, esse talvez não seja o melhor, ultra, “bambambã método da última semana dos últimos tempos”, enfim, vamos lá: que tal reservar horários específicos para responder suas mídias sociais? Você faz uso de um bloco de respostas? Não estamos nos referindo a um caderninho de anotações, mas a um momento destinado a responder, perguntar, curtir, bizolhar, comentar tudo que permite aos olhos, dedos e ao celular levar você. Mas não é aquela olhadinha rápida, é um tempo só pra isso mesmo, 10 a 30min e após isso só olhar novamente no próximo período de bloco de respostas. Agora quando será o próximo e quantos serão, você determinará. Se será a cada 30min, 1h, 4x ao dia, sinta-se à vontade para escolher.

Nas nossas sessões de coaching, costumamos levantar a seguinte indagação: sabe qual é a maior batalha que você irá lutar na sua vida? Aquela que acontece dentro de você. Já ouviu uma voz que nutre um sentimento que não vai dar certo, que não dá, do que as pessoas vão pensar? Não adianta nada ter clareza, método, se você não tem…

Vemos vocês em breve! Um abraço duplo.

Quer ficar mais próximo e estar por dentro do que estamos aprontando?

Instagram:

diegodantascoach

jacquecoach

Facebook:

diegodantascoach

jacquelinesampaiocoach