Finalmente o dia do pedido chegou e você foi pedida em casamento pelo seu grande amor. Mudou de status, de em um relacionamento sério para…. NOIVA!!! Parabéns! Quanta alegria!!!

Mas e agora? Por onde começar? Como organizar um casamento para todos seus familiares e amigos?  Muitas dúvidas surgem nessa hora. Quem convidar? Onde fazer a festa? O que servir? Quanto gastar?

Calma!!! O casamento deve ser maravilhoso desde os preparativos até o grande dia!
1-Home1
O primeiro passo e talvez a tarefa mais delicada, é organizar a lista de convidados, afinal, você precisa saber quantas pessoas  “tem” ou “gostaria” de convidar. Lembre-se de que existem várias listas: a sua, a do noivo, a dos seus pais, dos pais dele e a lista é orgânica, aquela que sofre alterações até o dia do casamento. Porém, o mais importante é ter um número X de convidados pré-estabelecido e seguir firme, sabendo que você só poderá ultrapassar até 20% o número de convidados, afinal, há sempre um ou outro que não poderão comparecer no dia.

O segundo passo é dividir os custos. Saiba quanto cada família irá ajudar e se poderão ajudar, e quanto cada um de vocês conseguirá dispor ou até mesmo guardar até o casamento. A partir dessas informações você conseguirá mensurar os locais que comportam o seu casamento e atendem a expectativa da verba disponível. Ter uma noção clara de quanto o casal poderá investir em seu grande dia é vital para o sucesso dos preparativos, com esse valor em mente você poderá definir o melhor estilo do seu casamento. Existem produtos e serviços para todos os níveis de orçamento, dos mais simples aos milionários.

Ok. Está tudo muito bem calculado, mas não podemos nos esquecer do principal, do sonho! Por trás de todo casamento há sempre um grande sonho. Pode ser a abertura da porta de uma igreja, um gramado verdinho repleto de natureza…  Toda noiva sabe qual é o seu sonho, aquele que ela não abre mão no grande dia, mas lembre-se: Sonhe sem tirar os pés do chão!

Agora sim o casal pode finalmente escolher uma data e o horário de acordo com a estação do ano em que o evento ocorrerá. Essa informação dará direção aos preparativos, pois há diferenças importantes entre casar-se na primavera, verão, outono ou inverno.

No geral um casamento de pequeno, médio ou grande porte é organizado dentro de um ano, por isso o terceiro passo é criar um cronograma de atividades com categorias definidas, tais como decoração da cerimônia, recepção, buffet, doces, beleza da noiva, vestido, entre outros. Então, a partir deste, iniciar a solicitação de orçamentos.

Planejamento é fundamental para que o casamento não comprometa a vida financeira do casal nos primeiros anos da vida a dois. O problema é que são muitas tarefas e quanto menor o tempo, maior a correria e o estresse. Preparar um evento desse porte não é realmente uma tarefa fácil, mas com organização, pesquisas e a ajuda de uma boa assessoria, nada ficará para última hora e você não correrá o risco de deixar algumas coisas passarem despercebidas… Mas isso já é assunto para nossa próxima conversa.