“A comida tem que ser tão agradável quanto sua irmã, e não tão excitante quanto sua amante.” A famosa frase, proferida pelo Dr. Máximo Ravenna, fundador do Centro Terapêutico Máximo Ravenna, é o lema de quem luta contra a obesidade. Em coletiva de imprensa na manhã desta segunda-feira (22), Ravenna discursou sobre seu método eficaz de emagrecimento, que engloba não só dieta, mas também acompanhamento psicológico e atividades físicas. Ao lado de Moema Soares, sócia-diretora e responsável pelo método Ravenna no Brasil, ele alertou a imprensa sobre os perigos de uma mente controladora. “Você está cheio, mas o seu cérebro quer mais prazer. Nosso objetivo é controlar o emocional do paciente”, diz.

Ravenna conta que a primeira clínica foi aberta em 1993, em Buenos Aires, seguida do Uruguai, em 2005, depois Espanha, em 2007, e só veio para o Brasil em 2009, em Salvador. A unidade de São Paulo foi inaugurada em 2010, e a de Brasília em 2012. Ele atribui o sucesso das unidades à persistência, à dedicação e ao desejo de trabalhar. “O paciente precisa aprender a não dar ouvidos ao que os outros estão falando lá fora. Aqui dentro da clínica, ele percebe que existem várias outras pessoas com a mesma meta que ele, e isso o ajuda a não cair em tentação.” Ele ainda explica que a maioria dos obesos ingerem mais calorias nos intervalos das principais refeições do que nas próprias refeições.

Além disso, Ravenna explica que, após o período de emagrecimento do paciente, é necessário continuar o acompanhamento para manter o peso. “Os alimentos são reintroduzidos aos poucos, mas, durante o período de perda de peso, eu proíbo tudo: álcool, açúcar…”, conta. E completa: “se o paciente optar por não consumir mais esses alimentos mesmo após o emagrecimento, ótimo. Mas procuramos manter o equilíbrio.” Moema Soares diz que nem todos os pacientes da clínica são obesos, e há inclusive os que nem mesmo sobrepeso possuem, mas que aderem ao método para ter uma vida mais saudável. “Há muitas pessoas que trabalham com a imagem, em televisão, que precisam manter um peso relativamente baixo, e, portanto, procuram-nos para fazer uma reeducação alimentar”, afirma.

Alguns restaurantes aqui em Brasília possuem um cardápio especial adaptado à dieta Ravenna. Os chefs propõem o menu e os nutricionistas da clínica fazem os ajustes. “Nesse caso, os chefs não têm tanta liberdade para colocar um ingrediente a mais, pois esse ingrediente pode aumentar as calorias”, explica Moema, ressaltando, porém, que o os pratos são muito saborosos. Os restaurantes parceiros em Brasília são o Lake’s, a Santa Pizza e o Dalí Camões. Moema ainda afirma que os brasileiros são bem disciplinados com relação a dietas, o que traz resultados ainda melhores e em menos tempo.

Dr. Máximo Ravenna e Moema Soares

Dr. Máximo Ravenna e Moema Soares

IMG_9372

Mariana Medeiros, nutricionista e chef responsável pelo cardápio Ravenna

IMG_9241

Créditos: Divulgação| Fotos: Fernanda Furtado