Após levantamento de verba e orçamento disponível para o evento, a noiva está pronta para ocupar-se com um dos itens mais importantes para o grande dia: o vestido! O vestido é responsável por traduzir o seu estilo e personalidade no dia mais importante da sua vida, e se tem um item na lista que pode extrapolar a verba inicial disponível, esse item é o vestido!
O branco ainda é o queridinho da maioria das noivas, abrindo exceção apenas para o off-white. No entanto os modelos variam muito: Vestidos estilo sereia, princesa e todas as variações entre eles (semi-sereia, evasê, slim fit, camisola, mullet, etc…). O tomara que caia, que reinou durante décadas, foi substituído pelas longas e bordadas mangas.
Seja qual for o seu estilo, tempo é um fator crucial para a escolha do vestido ideal, e o prazo perfeito para a definição do modelo é o mesmo de uma gravidez: 9 meses! Se a noiva está no projeto “noiva sarada” e precisa de um prazo extra para perda de peso e medidas, podemos reduzir o prazo para 6 meses.
Particularmente, sou uma grande fã de alta costura, amo as marcas internacionais: Pronovias, Allure, Pnina Tornai, Vera Wang, Elie Saab, e as nacionais: Martha Medeiros, Rita Hora, Sandro Barros e A Modista. Podemos ainda citar talentosíssimos estilistas Brasilienses como Paulo Araújo, Neimar Sinicio, Fernando Peixoto, Julia Penteado, Maria Virgínia e Débora Moraes.
Para escolher o vestido ideal não há regras rígidas a serem seguidas, mas para garantir o visual digno de uma princesa é preciso conhecer os seus pontos fortes e seguir algumas dicas e truques que podem ajudar a valorizar o seu tipo físico. Ao combinar suas preferências de estilo com tecidos, modelagens e detalhes que funcionam melhor para seu tipo físico, você se sentirá mais confortável, elegante e, acima de tudo, confiante.
Abaixo listei algumas sugestões para garantir a noiva um visual mais harmonioso no grande dia:
Silhueta triângulo
Quando a medida do quadril é maior do que a região do colo, que compreende ombros e busto.
Invista: Decotes que terminam próximo ao pescoço, como o careca, golas altas e texturas cobrindo o colo.
Evite: Saias volumosas e texturizada.
Triângulo invertido
Quando a região do colo (ombros e seios) é maior do que a medida do quadril.
Invista: Saia volumosa e texturizada.
Evite: usar decotes que façam do colo o ponto central do look.
Retângulo
Quando o ombro, a cintura e o quadril têm, em média, o mesmo tamanho. O corpo não tem volume.
Invista: Faixas, cintos e detalhes que marcam a cintura.
Evite: Vestidos com corte reto.
Ampulheta
Quando o ombro e o quadril têm a mesma medida e o tamanho da da cintura é menor. É o famoso corpo “violão”.
Invista: Vestidos tomara que caia.
Evite: Modelagens justas.
Plus Size
A forma do corpo é proporcional, mas volumosa. O volume está distribuído igualmente entre as regiões do colo (ombros e seios), abdômen e quadril.
Invista: em vestidos com corset e modelos com manga sequinha, que ajudam a suavizar os braços.
Evite: Tecidos com bordado e/ou pedraria.
Oval
Quando o volume do corpo está concentrado na região do abdômen.
Invista: Decote “V”.
Evite: Elementos que marquem a cintura.
Jamais se desespere na escolha do vestido! Com um pouco de pesquisa, energia, disposição e. nesse caso, sorte também conta, a hora que você provar o vestido dos sonhos, será como no dia que encontrou o noivo, não vai querer larga-lo mais.
Imagens: Reprodução