Coloridas, vistosas e perfumadas, as flores também influenciam o nosso bem-estar. Um estudo recente da Flowers and Plants Association sugere que, algumas flores, como rosas e lírios, ao liberarem as substâncias químicas responsáveis pelo aroma, estimulam a liberação de endorfinas – hormônios neurotransmissores ligados à sensação de prazer -, ajudando corpo e mente no processo de relaxamento.

1

Não importa qual seja a estação do ano, manter flores naturais em casa são sempre uma boa opção na hora de decorar. Não existe restrição de cômodo, você pode colocar seus arranjos florais na sala, no quarto e até na cozinha e uma boa ideia é abusar de cores vibrantes como amarelo e laranja. Quem gosta de plantar pode ainda recorrer a bonitas floreiras ou jardins de inverno.

A seguir, algumas dicas que vão te ajudar a tirar o melhor proveito das flores de acordo com cada ambiente da casa.

2

Para começar a decoração, observe bem as cores que predominam no ambiente que você pretende colocar o arranjo floral. O ideal é utilizar apenas dois ou três tipos de flores, em tom sobre tom para não deixar o ambiente muito carregado. As cores devem estar em harmonia com as cores da casa. Se você gosta de deixar a casa colorida, coloque vasos de flores com cores contrastantes em ambientes neutros e claros. Mas cuidado para não carregar demais no volume de flores e deixar o local pesado. Flores que tenham perfume muito forte, como jasmim e lírio branco, devem ser evitadas nos quartos para não causar desconfortos (como enjôos) ou algum tipo de alergia respiratória. Elas também são vetadas na cozinha, pois podem interferir no aroma da comida. Prefira esses tipos de flores em ambientes mais abertos e ventilados. Assim, o perfume se espalhará pela casa.

3O cuidado primordial para manter a durabilidade das flores é manter água e vaso limpos. O recomendado é lavar bem o vaso a cada 2 ou 3 dias. Algumas gotas de água sanitária ou cloro, diluídas em água podem ser uma boa opção. Seguindo esses cuidados, as flores costumam durar de 7 a 10 dias. Há, também, alguns conservantes disponíveis em loja que servem de adubo para flores cortadas, porém adicionam à água certa quantidade de açúcar que pode acabar fazendo mal à flor, caso a água não seja trocada todos os dias.

4

Se você não tem muito tempo para cuidar das flores, opte pelos tipos tropicais, por causa da maior durabilidade. Orquídeas, Copo de Leite e Bromélia são alguns exemplos.

5Quando for comprar flores, prefira as que ainda estão fechadas. Se só tiver flores abertas, escolha a de menor caule. Manchas em folhas ou pétalas é sinal de deterioração, por isso, evite. Seguindo essas orientações, você conseguirá adquirir flores frescas.

As pétalas brancas, de flores como o lírio e o narciso, transmitem frescor e paz. As pétalas vermelhas das rosas e tulipas são sinônimo de energia e paixão. As flores amarelas (girassóis, rosas, flores do campo) têm poder energizante, remetendo à alegria e alto-astral.

6Se você é criativo e gosta de inovar, substitua os tradicionais vasos por caixotes, malas, bules ou simples garrafas de vidro. Enquanto elemento decorativo de grande beleza, as flores, com as suas mais variadas cores, formatos e texturas, são bem-vindas em qualquer divisão da casa. Inspire-se e faça de cada um dos seus espaços, um espaço florido.