O papel da almofada na decoração é muito importante, por revela nosso estilo personalizando cada local onde é utilizada. É importante analisar itens como material, tamanho, acabamento, cor e estampa para que combinem com os demais elementos do seu ambiente. Pense também na praticidade e conforto, já que ela estará presente no seu dia a dia.
Devido a sua versatilidade, as almofadas são encontradas nas mais diferentes formas e tamanhos, proporcionando uma ótima opção para a decoração de um ambiente ou para a renovação do mesmo, de uma forma diferenciada e elegante. Elas poderão ser quadradas, retangulares, redondas, em formato de flor, de animais, de estrelas, coração indo muito além de uma simples decoração.
O tecido ideal será determinado pelo estilo da decoração. Os ambientes são diferentes, exigindo assim, que o material também o seja. De uma forma geral, as almofadas de linho ou algodão são as mais utilizadas em um ambiente casual. Caso queira um visual mais sofisticado, indica-se a lã com cashmere, a seda texturizada, cetim e até paetês.
Nos quartos: o ideal é que as almofadas proporcionem conforto, personalidade e beleza ao quarto.
Nas salas: elas conferem personalidade ao ambiente deixando o sofá mais charmoso e elegante. Para que isso aconteça, ela deverá estar em consonância com o mesmo, combinando com a cor e o tecido. Além de decorativas, elas poderão ser utilizadas para deitar, encostar para ler um livro ou ver televisão, assim como apoio para as costas ou cabeça.
No chão elas poderão ser “grandonas”, aconchegantes, podendo ficar num cantinho destinado à leitura, na varanda, ou empilhadas descontraidamente, para assistir à televisão.
Sabe aquelas cores que você acha lindas, mas não tem coragem de colocá-las nos móveis ou paredes? Aproveite e use-as nas almofadas. Essa dica é perfeita para ambientes modernos e encantadores. Existem muitas variações de padrões. Busque combinar várias estampas ao usar as almofadas na decoração de locais mais descolados.
As almofadas na decoração são versáteis. Você pode mudá-las de acordo com a estação do ano. Nos períodos mais quentes, escolha cores leves. Já nos dias frios, a melhor opção está nas mais quentes.
Se você tem dificuldades para combinar cores e escolher tons complementares, o segredo é buscar almofadas de cores que já estejam presentes no ambiente e suas variantes.
Você não precisa escolher entre almofadas estampadas ou lisas, pode usar as duas. Essa combinação é muito boa e ajuda a construir um ambiente sem muita poluição visual.
Os ambientes que andam meio podem ganhar um visual completamente diferente com as almofadas de cores vivas. Usar essas peças na decoração é um detalhe precioso para mudar sem alterações de móveis e cores. Elas complementam e dão vida ao ambiente, além de deixarem seu sofá ou cama super aconchegantes e confortáveis!