Arquitetura e design de interiores são pensados de forma especial para espaços dedicados às crianças
Décor especial e personalizada para crianças vai muito além da beleza ou de um espaço aconchegante e temático. Arquitetos e designers de interiores da cidade explicam que os ambientes infantis devem ser planejados para estimular sentidos, descobertas e a independência do seu usuário, tudo de forma leve, despretensiosa e integrada ao seu cotidiano.
Outra dica importante é lembrar ainda de que a criança é um ser muito amado e em fase de desenvolvimento, por isso, o ambiente deve ser prático e acompanhar as muitas mudanças que estão por vir. Cores neutras, em paredes ou mobiliário, são excelentes aliados para futuras transformações que podem predominar, por exemplo, nos detalhes. Assim é possível investir em um cantinho que acompanhe o seu usuário nas fases futuras, sem precisar investir em grandes e onerosas mudanças.
Em caso de crianças menores, é essencial ter em mente que o espeço deve ser pensado de forma que a criança sinta segurança e liberdade para explorar e se desenvolver. Cuidados essenciais como deixar o espaço livre de tomadas e objetos pontiagudos estão na lista para que o ambiente seja sempre acolhedor. Essa, inclusive é uma das orientações do método Montessori, desenvolvido pela médica e pedagoga Maria Montessori, com o objetivo de promover a autonomia dos pequenos, para que a criança cresça com mais independência.
Inspire-se com espaços desenvolvidos por profissionais de Brasília em residências da cidade:
Escrito por: Aline Monteiro| Fotos: Edgard Cesar e Haruo Mikami