Mais de noventa alunos terão revisão lúdica e prática de conceitos de exatas, aprendidos em sala de aula, dentro do túnel de voo

 

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) acontecem nos dias 5 e 6 de novembro, em todo o Brasil. Além de ser usado como um vestibular nacional de uma série de universidades públicas, a prova verifica o domínio de competências e habilidades dos estudantes que concluíram o ensino médio. Por isso, a iFLY Brasil, reassume o seu compromisso de ir além do entretenimento, presenteando mais de noventa alunos do ensino médio das oito primeiras escolas na classificação do Enem em 2015 com a experiência única de voo que une diversão e educação.

Utilizando as instalações exclusivas do túnel de vento vertical para complementar as matérias que são aprendidas em sala de aula, os alunos premiados terão a oportunidade de conhecer o programa educativo chamado STEM – as iniciais em inglês para ciências, tecnologia, engenharia e matemática. “Temas como velocidade, força e aceleração, que são ensinadas através de fórmulas e cálculos, ganham experimentação prática. Uma das atividades é jogar bolas e água dentro do túnel para ver na prática o conceito de velocidade terminal (quando a força da gravidade é igual a força de resistência do ar)”, exemplifica Marcelo Salviano, professor responsável pelo programa.

Depois da aula teórica com o professor, os estudantes assistem a um vídeo e fazem uma aula de treinamento prática dada pelos instrutores da iFLY, a fim de se prepararem para a experiência do voo. Em seguida, são equipados com todos os materiais necessários para fazer a atividade com total segurança, incluindo óculos de proteção, capacete e macacão; para depois, com o instrutor ao lado, embarcam na câmara de voo, onde aprendem se divertindo.

A pedagoga Christiane Diniz, consultora em educação, afirma que a presença das tecnologias vem para auxiliar e complementar o aprendizado das salas de aula. “Acredito que tecnologias como essas são fundamentais para ampliar o potencial de aprendizagem dos alunos de hoje, pois a experimentação oferece um novo significado daquele novo dado dentro dos conhecimentos anteriormente adquiridos, ou seja, fica mais fácil da pessoa assimilar a informação”, conclui.

voo

Demonstração de voo

Créditos: Divulgação