As emoções controlam o que você pensa e faz. Podem criar dor emocional e física se não lhes dermos atenção. A boa notícia é que também podem guiá-lo para decidir o que funciona e o que não funciona em sua vida. Não importa se você se considera uma pessoa muito sensível e emocional ou mais lógica e racional. As emoções sempre estão presentes porque são o resultado das experiências que você viveu. Elas nos moldam como pessoas. Aproveite o que você sente para melhorar, sem permitir que o dominem por completo.

Não existem emoções negativas

Fomos educados para classificar o que sentimos como bom ou mau. A verdade é que cada emoção tem um papel importante em sua vida. O que aconteceria se o temor não o levasse a proteger o que mais você ama? Onde você estaria se não tivesse o medo para torná-lo mais cauteloso?  Confundimos as expressões destrutivas ou negativas com a emoção em si. As expressões podem fazer muito mal a quem o rodeia e a você. Mas se você bloqueia alguns sentimentos, ficará estagnado por muito tempo.

tristeza

Amor e medo: duas emoções básicas na vida

O amor e o medo regem tudo que você vivencia. O resto das emoções são simples variações dessas duas. As emoções que derivam do medo são ansiedade, aversão, controle, tristeza, depressão, confusão, dor, solidão, culpa e vergonha. Entre as emoções que nascem do amor estão a diversão, felicidade, cuidado, confiança, compaixão, honestidade e satisfação.

Essas são as emoções básicas. Todas as demais são variações em sua intensidade. Por exemplo, a raiva pode ser representada como desgosto quando é muito leve, até a exasperação, quando você está no limite.

20150319170445855002uNossa mente está preparada para pensar seguindo alguns padrões de forma inconsciente. Analise o que passa por ela durante o dia. Isso o ajudará a estar consciente das coisas que você ama e que odeia. Se for possível, registre esses pensamentos e as emoções que geram. Em alguns poucos meses, será mais fácil para você tomar consciência do que está sentindo.

Quais são as pequenas coisas que o entristecem, mas que não parecem tão importantes para você? Muita gente vai pela vida minimizando a importância daquilo que lhe faz mal. Costumamos acreditar que assim lhe tiramos o poder, quando na realidade ficam mais poderosas. Algumas dessas “pequenas dores” têm acompanhado você desde criança. São emoções que geram problemas na idade adulta. Não será possível avançar até reconhecê-las e realmente combatê-las.

Aprenda a lidar com as emoções

Não tenha medo das suas emoções. Não lute contra elas nem fuja ou as bloqueie. Dê as boas-vindas a elas, viva-as e entenda-as. Elas são boas nem ruins, simplesmente são parte de nós. Com o tempo, você se dará conta de que se dissipam até desaparecerem por si mesmas quando você se permite vivê-las e aproveitá-las. Apenas feche os olhos e sinta-as tão profundamente quanto possível.

emocoes_traderesportivo

Créditos: A mente é maravilhosa