Centenas de moradores de quatro capitais do Centro-Oeste, Sudeste e Nordeste vão ter a oportunidade de assistir a concertos de músicas clássicas e MPB agora em novembro – e de graça. É o projeto Turnê Bancorbrás, realizado pela primeira vez pelo conglomerado empresarial de mesmo nome em parceria com a Sociedade de Concertos de Brasília (SCB). Composições dos mestres Villa-Lobos e Mendelssohn, Antônio Carlos Jobim, entre outros, enriquecem a programação.
Os músicos da Turnê Bancorbrás se apresentarão primeiro na Capital Federal, dia 23, no Teatro Plínio Marcos (Funarte); no dia 24 será a vez de Goiânia (GO), no Teatro Ateneu; no dia 26 os músicos estarão em Belo Horizonte (MG), na Sala Minas Gerais; no dia 27 o espetáculo será em João Pessoa (PB), encerrando a programação, no Teatro José Siqueira (programação completa ao final do texto).
Os espetáculos serão abertos para convidados e público em geral, que devem comparecer às salas de teatro com o máximo de antecedência nos dias de apresentação. A entrada será por ordem de chegada até se esgotarem os assentos.
Empresas em prol da Cultura
A Turnê Bancorbrás integra o projeto ‘Bancorbrás Cultural’, pelo qual as Empresas Bancorbrás patrocinam e apoiam diversos tipos de atividades culturais pelo Brasil desde 2009, inclusive espetáculos internacionais. “Já são sete anos desse programa em que nos dedicamos a cumprir o compromisso de apoiar a Cultura; é uma iniciativa que tem tudo a ver com o nosso negócio e com o relacionamento que cultivamos junto aos nossos clientes e toda a sociedade”, afirma Carolina Lopes, gestora de Marketing da Bancorbrás.
SCB é a alma da Turnê
A escolha da SCB – www.scbrasilia.com.br para dar vida à Turnê Bancorbrás foi motivada pela qualidade dos músicos e de seus dirigentes, bem como pela filosofia daquela Sociedade de Concertos: promover concertos e recitais de alta qualidade com renomados artistas, bem como fomentar o interesse do público pela música clássica nas cidades onde ocorrem as apresentações.
Assina a direção artística da SCB o conhecidíssimo maestro português Osvaldo Ferreira. Seu extenso currículo o situa entre os maestros mais respeitados: entre 2005 e 2010, regeu a Orquestra do Algarve; foi Regente Titular da Orquestra Sinfônica do Estado do Paraná e hoje é regente titular da Orquestra Filarmônica Portuguesa (Portugal) e da Sociedade de Concertos de Brasília. Com formação na Alemanha, Estados Unidos e Rússia, Osvaldo trabalhou com maestros de renome internacional, tal como Daniel Barenboim e Claudio Abbado, além de ter estudado regência com Ilya Mussin, o responsável pela formação de grandes maestros de sucesso pelo mundo. Osvaldo Ferreira é o maestro português com maior número de estreias, encomendas e gravações de obras de autores portugueses contemporâneos e agora se junta à Bancorbrás para este projeto que visa divulgar a música de alta qualidade pelo Brasil.
Veja, a seguir, a programação em cada capital. Informações mais detalhadas no site www.scbrasilia.com.br
Créditos: Divulgação