No dia 01 de dezembro é celebrado o Dia Internacional da Luta contra a Aids. A data foi instituída pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em outubro de 1988, como uma forma de conscientizar as pessoas sobre todos os aspectos e os cuidados que envolvem o possível contato com o vírus HIV.

Desde então, o mundo inteiro realiza ações com foco na prevenção, nas formas de contágio, no tratamento de pacientes HIV positivo, no combate ao preconceito e à discriminação, nas situações de riscos, além dos diversos fatos que permeiam o assunto.

Sabe-se que, de lá para cá, houve mudanças significativas. Mudanças estas que vão desde a rapidez do diagnóstico ao aumento da sobrevida de soropositivos. No entanto, hoje há um fator que tem gerado preocupação nos profissionais de saúde e nas autoridades competentes: o aumento no número de jovens infectados.

Tal realidade mostra que muito ainda precisa ser feito para se evoluir cada vez mais no enfrentamento da doença. E algumas medidas se tornam essenciais, como:

Educação da população, para evitar banalização da doença e ressaltar a importância dos métodos preventivos;

Inclusão social, na busca de lutar contra o preconceito;

Melhorar o acesso aos centros especializados;

Novos estudos para aprimorar medicamentos e para alcançar a cura.

Atenção: beijos de língua, abraços ou contatos com a pele da pessoa portadora de HIV não transmite a doença! A doença não tem cura, mas pode ser tratada com coquetéis antiaids, quando diagnosticada a tempo, melhorando a qualidade de vida do infectado.

Por que o laço vermelho como símbolo?

O laço vermelho é visto como símbolo de solidariedade e de comprometimento na luta contra a aids. O projeto do laço foi criado, em 1991, pela Visual Aids, grupo de profissionais de arte, de New York, que queriam homenagear amigos e colegas que haviam morrido ou estavam morrendo de aids.

O laço vermelho foi escolhido por causa da sua ligação ao sangue e à ideia de paixão, afirma Frank Moore, do grupo Visual Aids, e foi inspirado no laço amarelo que honrava os soldados americanos na Guerra do Golfo.

Foi usado publicamente, pela primeira vez, pelo ator Jeremy Irons, na cerimônia de entrega do prêmio Tony Awards, em 1991. Ele se tornou símbolo popular entre as celebridades em cerimônias de entrega de outros prêmios e virou moda. Por causa de sua popularidade, alguns ativistas ficaram preocupados com a possibilidade de o laço se tornar apenas um instrumento de marketing e perdesse sua força, seu significado. Entretanto, a imagem do laço continua sendo um forte símbolo na luta contra a aids, reforçando a necessidade de ações e pesquisas sobre a epidemia.

Hoje em dia, o espírito da solidariedade está se espalhando e vem criando mais significados para o uso do laço.

aids

Créditos: Divulgação