Com a aproximação das férias de fim de ano, uns quilinhos a menos são sempre bem vindos
Sol, calor, praia…verão! E, todos querem estar em dia com a balança. Assim, atividades físicas são os aliados perfeitos para aqueles que ainda desejam perder alguns quilinhos até o início das férias e arrasar nas praias com belos biquínis e/ou sungas.
De acordo com o professor da Cia Athletica, Marco Rodrigo, a perda de peso pode ser ainda mais intensificada com a prática de atividades cardiovasculares, que a são, na verdade, exercícios aeróbicos extremamente benéficos para o corpo, pois fortalecem o coração e melhoram a capacidade pulmonar, mantendo o praticante em forma por queimar calorias.
Além disso, muitas dessas atividades são prazerosas e feitas em grupo, o “anima” as pessoas que realmente não gostam de academias. Até porque, atualmente, as aulas estão cada vez mais diversificadas, principalmente com o objetivo de agradar a todos.
Dessa forma, as práticas mais recomendadas são:
1. Aeróbica (hopping, step, zumba, aulas coreografadas e bodypump): Esses tipos de atividades coletivas, com música, requerem um certo grau de habilidades motoras e normalmente representam algum impacto sobre as articulações de tornozelo, joelho, quadril e coluna. Indicadas para pessoas que buscam alto grau de motivação e gostam de atividades com música, elas devem ser evitadas por pessoas com problemas articulares importantes, especialmente joelho e coluna.
2. Natação: Esse é um esporte excelente para aprimorar o condicionamento físico. Executado de maneira não competitiva, raramente traz lesões. Fortalece a musculatura das costas e membros superiores e é indicado para pessoas que apreciam atividades aquáticas individuais ou que apresentem pequenas limitações ortopédicas ou posturais. Apenas não é recomendado para pessoas que tenham alergia a cloro, otites frequentes, alguns tipos de problema de pele e algumas patologias de ombro.
3. Hidroginástica: É uma das atividades cardiovasculares mais seguras, pois a resistência ao avanço imposta pela água diminui a velocidade dos movimentos e aumenta a sua intensidade. Ela é indicada para pessoas que gostam de atividade em grupo, com música e para pessoas que apresentam pequenas limitações ortopédicas ou posturais.
4. Bicicleta (ciclismo, spinning, ergométrica e Cia Cycle): As atividades que envolvem o exercício básico de pedalar podem ser executadas com variações e isso permite trabalhar a musculatura das pernas, glúteos, coxas e quadris. São indicadas para pessoas que gostam de estar ao ar livre e de se exercitar em grupo ao som de música. Não são recomendadas para pessoas que apresentem problemas no joelho ou desconforto lombar.
5. Corrida: Sua versatilidade possibilita o treino em locais variados e ao ar livre. A corrida em esteira é particularmente interessante, uma vez que o equipamento oferece amortecimento e o controle da velocidade e da inclinação durante a atividade. É indicada para pessoas que desejam maior condicionamento físico e gostam de atividades outdoor. Não recomendamos para pessoas com limitações ortopédicas e posturais, especialmente relacionadas a tornozelos, joelhos e coluna.
6. Esportes de quadra (squash, futebol e basquete): Com elevado consumo calórico, desafio, competição, mudanças bruscas de direção e alto impacto, esses são esportes indicados para pessoas que gostam de atividades competitivas e praticadas em grupo. Não são recomendadas para pessoas com problemas nos joelhos ou tornozelos e dores lombares.
7. CrossFit, Cross Cia, HIIT: Essas são atividades muito intensas, que mesclam fortes estímulos musculares e cardiovasculares. Indicamos para pessoas bem condicionadas fisicamente, que buscam treinar na sua máxima capacidade. Devem ser evitadas por iniciantes ou pessoas com limitações ortopédicas e posturais, especialmente relacionadas a ombros, joelhos e coluna.
Créditos: Divulgação