Pacientes doaram, em alimentos, o peso que perderam durante o tratamento na clínica Ravenna

Para algumas pessoas, o tempo em que passaram acima do peso é uma época sombria. No entanto, toda essa tristeza causada pela baixa autoestima e pelas doenças da obesidade foram transformadas em solidariedade. Pacientes de Salvador, São Paulo e Brasília doaram, em alimentos, o peso que emagreceram com o Método Ravenna. Ao todo, 5,5 toneladas de alimentos não perecíveis foram arrecadadas com a ação Peso Solidário, realizada mais um ano pelas três clínicas Ravenna no Brasil.

Mas os alimentos não foram simplesmente entregues à Clínica, e sim carregados pelos pacientes – muitas vezes com a ajuda de um carrinho de mão – ao entrarem no auditório para participar do Grupo Terapêutico especial que marca a ação. A experiência de carregarem, agora em mantimentos, o peso que um dia tiveram no corpo, gerou muitos depoimentos emocionados.

Em Brasília, foram arrecadadas 1,5 toneladas. Metade foi doada para a Escola Casa do Pequeno Polegar, que atende crianças em situações de vulnerabilidade e risco social, e a outra metade foi dada para a Vila do Pequenino Jesus, que acolhe pessoas com múltiplas deficiências com até 59 anos de idade. A sócia-diretora e responsável pelo Ravenna no Brasil, Moema Soares, afirmou que a ação deu uma leveza para a clínica. “Os pacientes ficam muito animados em transformar o que era um peso para eles em algo bom. Além disso, escolhemos instituições que sabemos que valem a pena”, comenta.

Moema Soares

Créditos: Divulgação