Virada Viva terá dois dias de programação com contagem regressiva de Criolo
Oficinas, espetáculos circenses e música de vários estilos compõem a programação das festas gratuitas do Réveillon Virada Viva. Os eventos tradicionais ocorrerão no Museu Nacional da República (Esplanada dos Ministérios) e na Praça dos Orixás (Setor de Clubes Sul), a Prainha. Para o secretário de Cultura, Guilherme Reis, a programação expressa diversidade cultural. “Haverá oficinas para as crianças, espetáculos, músicas que vão do samba ao rap e valorização dos nossos artistas”, destacou.
As apresentações musicais serão intercaladas por DJs selecionados por chamamento público. A programação de espetáculos circenses e oficinas será divulgada após o fim da seleção da secretaria.
A secretária-adjunta de Cultura, Nanan Catalão, definiu a programação como uma política de economia criativa, referindo-se às oficinas e aos espetáculos, nos dias 30 e 31 de dezembro. “Queremos fortalecer a identidade de Brasília e a criatividade em jovens e crianças”, reforçou, na entrevista coletiva sobre as festividades, na tarde de sexta-feira (9). A pasta trabalha em parceria com a Secretaria Adjunta de Turismo para viabilizar uma feira de empreendedorismo criativo e a presença de food trucks.
Na avaliação do titular, o ano foi difícil, e a população merece se divertir. “Queríamos fazer muito mais, o que não é possível em tempos de crise, mas fechamos uma programação amorosa com a cidade e esperamos trazer um ambiente de felicidade e de esperança para 2017”, disse Guilherme Reis.
Programação no Museu Nacional da República
Para este ano, a Praça do Museu receberá atrações de vários estilos, desde o samba carioca do Fundo de Quintal ao som pop versátil do Móveis Coloniais de Acaju, em seu show de despedida dos palcos após 18 anos de atividade. “Sabemos da afetividade da cidade com a banda, será um momento importante para os músicos e para Brasília”, avaliou a Subsecretária de Políticas de Desenvolvimento e Promoção Cultural, Mariana Soares, também presente na coletiva.
No palco ainda sobem a banda brasiliense Zaktar e a cantora Flora Matos, que começou a carreira na cidade e agora está radicada em São Paulo. O paulista Criolo ficará encarregado de fazer a contagem regressiva antes dos fogos de artifício que vão celebrar a chegada de 2017. O encerramento da festa será no ritmo do funk carioca, sob o comando da MC Carol, de Niterói (RJ).
Créditos: Secretaria de Estado de Cultura do Distrito Federal