Graduados em Design de Moda pelo Centro Universitário IESB, os estilistas Flávia Camões Laboissiere e Daniel Larsan estão entre os 20 estilistas e marcas que concorrerão às três vagas do Projeto Lab, na 41ª Casa de Criadores, evento que lança novos talentos da moda brasileira e que será realizado em São Paulo-SP, no mês de abril de 2017. Para concorrer, os participantes desenvolveram uma coleção com dez croquis autorais, que foram enviados junto a fotos de um look confeccionado.
Na próxima etapa, com resultado previsto para início de fevereiro, o júri – presidido pelo jornalista André Hidalgo, criador do evento – escolherá os três estilistas que apresentarão suas coleções na edição Primavera/Verão 2018 da Casa de Criadores. O público pode participar e votar no melhor look pelo sitewww.beyou.com.br. “Sinto imensa satisfação ao ver os alunos da instituição despontando na moda brasileira. Daniel Larsan faz um trabalho autoral, em que pensa moda sustentável e o slow fashion, movimento antagônico ao fast fashion. Já a Flávia Laboissiere desenvolve seu trabalho com muita dedicação, com um olhar urbano e minimalista”, observa a professora Clarice Garcia, coordenadora do curso de Design de Moda do IESB.
Conheça o trabalho dos estilistas
Intitulada “Urban Worker”, a coleção de Daniel Larsan segue três pilares: criatividade, calor e mobilidade, com peças de alfaiataria pensadas para quem usa bicicleta como meio de transporte habitual. “Desde que entrei no curso de moda eu queria participar da Casa de Criadores, por se tratar de um desfile que preza pela moda autoral. Participar da seleção é a realização de um sonho. Já me sinto um vencedor por ser um dos 20 finalistas e muito ansioso pelo resultado final”, afirmou Larsan, que concluiu o curso no ano passado. Em seu trabalho, o estilista conta a história de um grupo ativista e estiloso, desenvolvendo uma alfaiataria criativa, conceitual, para pessoas que vivem em lugares de clima quente e que preferem se deslocar de bicicleta. Para isso, precisam de uma alfaiataria que ofereça conforto térmico e mobilidade, aliada a criatividade, beleza e elegância.
Formada em 2013, Flávia Camões Laboissiere inspirou-se em diferentes expressões do construtivismo Russo do início do século XX para criar a coleção Aeroflot, releitura moderna, trendy e de vanguarda de uma das artes mais significativas do século, buscando um balanço entre o moderno e o vintage com um toque nostálgico e divertido. Os looks foram pensados para uma mulher independente, cosmopolita e surpreendente que gosta de ousar e se diferencia pelo estilo único, individual e irreverente. Detalhes como golas, recortes e abotoamento fazem referência aos uniformes aeronáuticos. As estampas lembram as imagens utilizadas em cartazes de propaganda da força militar russa. A mistura entre moderno e nostálgico é refletida na escolha dos tecidos, que misturam organza e seda com neoprene e vinil, utilizando técnicas de impressão digital.
Criada em 1997, a Casa de Criadores já lançou nomes como Ronaldo Fraga, Marcelo Quadros, André Lima, Samuel Cirnansck, Juliana Jabour, Walério Araújo e Cavalera, entre várias outras marcas de expressão no cenário da moda nacional.
Fonte: Divulgação