A imagem pessoal é muito importante, pois ela revela muito sobre a autoestima e a forma como a pessoa se relaciona. Cuidar da imagem, não se refere apenas ao corpo e a imagem externa. As atitudes, comportamentos, a forma de comunicar-se, também falam sobre a imagem.

Alguns aspectos importantes para a imagem de uma pessoa: Cuidar da autoestima, que é a disposição para experimentar a si mesmo como alguém competente para lidar com os desafios básicos da vida e ser merecedor da felicidade. A autoestima positiva, é o que nos dá força e capacidade de luta e enfrentamento de mudanças na vida. Isso não quer dizer, que uma pessoa nunca sentirá ansiedade ou depressão diante das dificuldades.

Relações pessoais e profissionais, também nos remetem a falar de convivência e da arte de relacionar-se de forma saudável. O que precisamos aprender para lidar melhor com os relacionamentos interpessoais e com os próprios sentimentos? Para conviver, é preciso o cuidado com o uso das palavras, saber escutar e calar também. Leloup (1993), relata que o cuidado é essencial: ”… cuidar do ser, é dar um sopro de ar aqueles que nos procuram”. Isso é respeito pelo outro, aceitação e escuta.

Na arte da convivência, também não podemos esquecer, que o autoconhecimento ajudará a ter uma imagem pessoal mais forte e verdadeira. Assim, o uso da inteligência emocional é fundamental para o equilíbrio do emocional e do racional. Um indivíduo emocionalmente inteligente, consegue mobilizar estrategicamente suas emoções. A prática da empatia, do autocontrole, da assertividade, a valorização do outro e das suas habilidades, são alguns dos elementos importantes para a sua imagem pessoal e profissional, assim como a psicoterapia pessoal. Invista em atividades que possam lhe trazer maior equilíbrio emocional, pois isso o ajudará a alcançar bons resultados e uma imagem melhor.

 

 

Texto: Ana Maria Coelho (Psicóloga e psicoterapeuta no grupo Solteiros novamente) anamcoelho@hotmail.com