O espelho é um acessório versátil do design de interiores, não importa o estilo decorativo de sua casa, é sempre possível criar uma decoração com espelhos. Se você já decidiu que vai incluir este elemento em seu lar, agora é preciso saber onde e quais as melhores maneiras de usá-los e posicioná-los. Então, vamos as dicas e sugestões!

VALORIZANDO OBJETOS

Um das finalidades do espelho na sala é para valorizar um objeto. Se você quer reproduzir a imagem de algo agradavelmente decorativo ou até de um vaso de flores, posicione a superfície espelhada de modo que ela reflita essa imagem. Por exemplo, se você colocar um vaso de flores no canto da sala, coloque o espelho logo atrás dele para que a imagem das flores seja refletida além. A lógica vale para qualquer objeto que você estime, como um lustre, prateleiras cheias de souvenires, vasos, etc. Pagou uma fortuna em uma peça e acha que ela ficou apagada no ambiente? Espelho nela!

Algo muito constante nas decorações modernas é o uso de estante com espelho, mais especificamente ao fundo, refletindo os objetos ali contidos, como livros e ornamentos. Isso dá profundidade ao móvel e equilibra seu peso.

 REFLETINDO A LUZ

Na sala, além de decorar, o espelho pode ser utilizado como ponto de iluminação. Durante o dia, observe como a iluminação natural entra na sala e depois note onde há menos incidência de luz. Instale o espelho em um ponto que receba incidência solar natural e reflita no ponto mais escuro. Outra solução é instalar um abajur em frente ao espelho para que ele reflita mais iluminação por todo o ambiente. Parece mágica!

AMPLIANDO O ESPAÇO

Que tal ampliar uma sala pequena com espelhos? É uma boa alternativa para agregar sofisticação e dar a sensação de amplitude ao ambiente. Instale um espelho grande em um ponto que reflita a sala inteira, e a sensação será de que o espaço tem o dobro do tamanho. Para ampliar o ambiente, é preciso instalar o espelho em um ângulo de 90º com o piso, assim vai refletir toda a sala.

COM MOLDURA

O espelho com moldura deixa a sala mais sofisticada. Escolher o modelo correto de moldura é primordial para o estilo principal do espaço. Você pode até criar um contraponto, usando uma moldura rústica em uma sala predominantemente clássica. Porém, é preciso tomar cuidado para não causar estranheza, pois tudo deve ornar. A moldura  de espessura larga cria um ponto de destaque na sala. Esse tipo de moldura deve estar em harmonia com o restante do ambiente e não deve ser utilizado em sala pequena. Com algo tão robusto assim, é preciso saber dosar na escolha dos demais itens decorativos, para que não sobrecarreguem o ambiente.

 PAREDE COM ESPELHOS BISOTADOS

Se o efeito pretendido é o de luxo puro, sua escolha deve ser a decoração com espelho bisotado na parede inteira. Os modelos mais em alta são os bisotes divididos em quadrados ou losangos, para criar a sensação de aconchego.  A colocação na sala de jantar refletindo a mesa já é clássica e não há como errar.