Com a volta às aulas, muitos pais voltam a se preocupar com o peso do bolso ao tomar decisões como àquelas envolvidas na compra da lista de material escolar. Porém, os conceitos do planejamento financeiro familiar indicam um cuidado que deve ser ainda maior e prévio a tudo isso: Como escolher a escola dos meus filhos sem comprometer a segurança financeira da família?
João Pessine, planejador financeiro da Guidelife Brasília, indica que todas as famílias devem conseguir olhar para o futuro com tranquilidade, apesar dos diversos riscos dos quais estão suscetíveis. “As famílias precisam entender que para garantir a segurança financeira, devem, em primeiro lugar, proteger a fonte da renda, ou seja, os pais. Diferente de um impulso quase que natural, porém irracional, da maioria dos pais, que tendem a colocar os filhos em primeiro lugar nas decisões financeiras da família”, explica.
Veja quais são as dicas do especialista para evitar o comprometimento da segurança financeira de toda a família na hora de escolher a educação dos filhos:
1. Se os custos da escola do seu filho estão afetando o planejamento financeiro da família, repense.
“Quando viajamos de avião, recebemos a indicação de que é preciso colocar a máscara de oxigênio antes de auxiliar quem necessite, como é o caso das crianças. Conseguimos pegar esse discurso e trazer para outros setores da vida, como na gestão financeira familiar. Se os pais gastarem todo dinheiro na escola e não conseguem ter qualquer reserva de emergência, se algo acontecer com eles, os filhos ficarão sem segurança financeira”, reforça João.
2. Todo planejamento financeiro deve ter como base uma reserva de emergência.
“Guarde o equivalente a três a nove meses dos gastos mensais da família, em ativos líquidos, ou seja, dinheiro de fácil acesso. Dessa forma, em caso de perda de ganho real, conhecida como inflação, desemprego, invalidez causada por alguma doença ou acidente, e até morte, o resto da família terá um tempo para readequar as finanças”, sugere o especialista.
3. O planejamento deve contar também com algumas opções de seguros
“Em algumas situações, a reserva de emergência não é o suficiente para garantir a segurança financeira da família. Nesses casos os seguros, de bens, de vida, invalidez, entre outros, podem cobrir às necessidades da melhor maneira. Considere a renda e demais características da família na hora de decidir quais seguros devem ser comprado”, conclui João Pessine.
O ambiente da escola ou da creche abre espaço para que a criança tenha aprendizagens diferentes daquelas possibilitadas pela família.
Créditos: Divulgação