O preto é o novo branco e aplicar máscaras e produtos de carvão tem, afinal, vários benefícios: limpar, purificar, reduzir manchas, eliminar toxinas e nutrir profundamente a pele são alguns deles.

A primeira coisa que nos vem à cabeça quando pensamos em carvão será, muito provavelmente, algo sujo e preto. Afinal, não é aquilo que usamos para os churrascos no verão? No entanto, a verdade é que o carvão tem muitas outras utilidades: quando falamos de beleza, está cheio de propriedades altamente desintoxicantes.

Em um artigo publicado recentemente, o The New York Times escreve que este tipo de carvão ativado já é usado na medicina há centenas de anos exatamente por ser um íman de toxinas. Isto significa que, ao ser colocado na pele, vai agir como uma esponja e “puxar” as gorduras e a sujidade ou, numa palavra, desintoxicar. O The Guardian acrescenta ainda que este material é tão “enponjoso” que apenas dois gramas têm uma área de superfície equivalente à de um campo de futebol inteiro e é tão bom no seu poder de absorção que consegue “sugar” impurezas até cem vezes o seu próprio peso. Uma curiosidade que eventualmente muita gente não sabe é que é também utilizado nas ambulâncias e emergências para salvar pessoas vítimas de intoxicações por veneno ou drogas.

Embora ainda possa haver algum ceticismo quanto ao seu uso — passar uma pasta preta pode parecer, à primeira vista, assustador — a hashtag #charcoalmask já circula pelas redes sociais (tem mais de 30 mil publicações só no Instagram) e são cada vez mais as marcas de cosméticos que apostam no carvão para a composição dos seus produtos.

Nos últimos anos, o seu uso foi maioritariamente associado a produtos de homens (com Clinique, Tom Ford e Dermalogica, por exemplo, a usarem carvão nas suas linhas masculinas) mas já estão a ser exploradas fórmulas para produtos de beleza femininos. Regra geral, seja para homens ou mulheres, há vários benefícios a retirar do uso deste mineral:

– O carvão tem propriedades cicatrizantes e antibacterianas;

– Faz uma limpeza profunda da pele;

Tem capacidade de absorver as impurezas e toxinas;

Tem capacidade de reduzir manchas;

Reduz o excesso de óleo na pele (a pele dos homens tende a ser mais oleosa que a das mulheres) e, em consequência, a propensão para o acne;

Nutre, hidrata e purifica a pele.

O jornal norte-americano The New York Times, afirma que, com o tempo, vamos ver cada vez mais produtos à base deste mineral que “veio para ficar”.

Créditos: Observador