Já imaginou uma parede transparente? Ou uma grande janela dividindo espaços? Essa é uma das apostas da decoração de interiores para 2017. Investir na transparência dos vidros e em seu caráter agregador para compor ambientes arrojados e modernos, que evidenciam ainda outra característica: a sustentabilidade, afinal, deixar a luz natural entrar é uma forma de economizar energia e contribuir para um mundo melhor.
Projetos assinados por profissionais da cidade exaltam as vantagens da solução. A paisagem pode ficar em evidência com grandes janelas, assim como a sala de estar pode interagir com a de jantar através da transparência de uma parede de vidro. O resultado? Ambientes que ganham em amplitude, uma vez que a delimitação dos mesmos é indireta.
Vale lembrar ainda que o vidro produzido a partir de uma mistura de matérias-primas naturais e pode ser moldado de várias formas a fim de ser adaptado e encaixado em uma proposta de arquitetura e interiores. Além disso, a solução é 100% reciclável, podendo ser reaproveitada infinitas vezes sem perda de qualidade e pureza.
Arquitetos e designers que atuam em Brasília usam e abusam da tendência e ensinam alguns cuidados especiais para explorar a peça com beleza e segurança:
– Cada projeto pede um vidro diferente. Guarda-corpo de escadas e sacadas, box de banheiro, grandes janelas ou portas vão exigir uma especificação correta e calculada;
– É sempre necessário contatar especialistas no assunto, entre eles um arquiteto e um especialista em vidros;
– Existem normas especificas que devem ser respeitadas quando falamos de vidros, tudo para manter a segurança dos usuários;
Escrito por: Aline Monteiro