O ser humano comunica sobre si mesmo usando várias linguagens. O sintoma ou o problema vivido por uma pessoa informa sobre suas características de personalidade. Os sonhos são verdadeiras radiografias que manifestam o mundo global da pessoa – sua saúde física, psíquica, afetiva, financeira, espiritual. O corpo também fala. A essa linguagem chamamos de fisionômica-cinésico- proxêmica. Quase sempre, o modo de vestir sinaliza a estética interior da pessoa. Portanto, o vestir é uma psicologia externa que, de algum modo, identifica a psicologia interna. Por meio do vestir, revela-se agressividade, sexo, luta, sentido do sublime, ternura, infantilidade, esquizofrenia, tudo.

É inegável o primado comercial que impõe aos estilistas uma estética coletiva. A realidade que existe por trás da moda é um eficiente business bem gerido e controlado. Apesar disso, é possível ser singular. Basta saber sincronizar, dia-a- dia, elementos que criem a sua particular obra-prima. Para isso, basta seguir três princípios.

O primeiro: ter conhecimento básico da moda de massa contemporânea. O segundo: ter uma educação ao bom senso cromático, ou seja, colocar qualquer coisa, desde que tenha uma unidade de sentido no todo das cores. As cores têm sua proporcionalidade e, se não compreendidas, podem fazer ou indicar patologia. Tenho um cliente que intui a iminência de surtos psicopatológicos mais graves em um ente familiar, observando o cromatismo que o doente usa. Com essa simples observação, a família pode antecipar-se nos cuidados.

A escolha estética é um espelho que qualifica a interioridade da pessoa.

O terceiro: desenvolver o estilo pessoal. Depois que se possui a racionalidade dos dois primeiros elementos, pode-se usar este terceiro, que não é mera questão de gosto. Estilo próprio é a pessoa poder usar aquele particular que a faz única no mundo: aquela flor na lapela, aquele chapéu, aquele tipo de meia, de broche, de xale, de gravata, de sapato… Esse terceiro elemento é a assinatura da própria individualidade.

Quer ser elegante e feliz? Use uma moda que sublinhe sua beleza e que seja expressão do cromatismo solar que você emana, a partir de seu interior. Use uma moda que sublinhe verdadeiramente seus dotes naturais; que destaque a força que lhe nasce do íntimo. Use uma moda que lhe dê orgulho e entusiasmo por ser como é.

*Íria Martins. Graduada em Letras e Psicologia. Especialização em Psicologia Humanista. MBA em Empreendedorismo e Cultura Humanista. Psicoterapeuta Clínica. Curadora de Arte e Cultura. Organizadora do projeto CineCult. Atuante no grupo Mulheres de Sucesso DF.