Conhecendo as mudanças pelas quais sua pele passa em cada fase da vida, você pode encontrar a forma ideal de protegê-la e tratá-la. Confira abaixo como cuidar da pele de acordo com sua idade.

É preciso derrubar o mito de que podemos deter o envelhecimento. Independentemente de produtos e tratamentos, sua pele passará por mudanças que você não vai conseguir evitar por completo. Mas não se desespere: as marcas do tempo serão menos visíveis se você seguir algumas dicas para manter uma pele saudável, seja qual for a sua idade.

O envelhecimento da pele pode ocorrer no interior da derme ou na superfície. No primeiro caso, o colágeno está sendo produzido em menor quantidade e a elastina – que confere elasticidade à pele – perde seu efeito. Isso pode acontecer tanto pela idade como pelos danos precoces causados pelos raios UV. Além disso, os glicosaminoglicanos – que mantêm a umidade da pele – perdem sua eficácia ao longo dos anos, fazendo com que a pele resseque tanto por dentro como por fora.

O que acontece aos 30?

Nunca é tarde para começar a cuidar da pele, e você pode ajudá-la adotando hábitos saudáveis, como manter uma alimentação equilibrada, parar de fumar e usar protetor solar diariamente. Se você já fez 30 anos, é provável que tenha notado o surgimento de algumas linhas de expressão em seu rosto, bem como manchas de pigmentação e outros sinais de envelhecimento.

Para aliviar as marcas do tempo, é aconselhável comer alimentos ricos em antioxidantes. As uvas e as nozes são excelentes fontes dessas substâncias, assim como o chocolate amargo e o vinho tinto – sempre com moderação. A esfoliação também se torna mais importante nessa fase e é indicada duas ou três vezes por semana.

Outro hábito essencial a partir dos 30 anos é a hidratação: com a idade, a pele vai perdendo a elasticidade por falta de colágeno, sobretudo ao redor dos olhos. Você pode aliviar o processo usando cremes hidratantes e anti-idade.

E aos 40?

A partir dos 40 anos, a pele se torna mais fina e você começa a notar o surgimento de vasinhos. Como já citamos, isso se deve à falta de umidade e à menor produção de colágeno e elastina, que reduzem a firmeza da pele. Se você nunca tomou muito cuidado com o sol, as marcas do fotoenvelhecimento, como manchas e sardas, começam a ficar visíveis.

Sem limpeza e hidratação constantes nessa fase, os poros podem ficar obstruídos e facilitar o surgimento de cravos. A esfoliação também é fundamental. Entre os produtos indicados, procure cremes à base de retinol e fórmulas que ativam a produção de colágeno e elastina. Você também pode recorrer peelings, mas não exagere.

Para cuidar também das camadas mais profundas da pele, mantenha uma dieta que inclua todas as vitaminas e nutrientes necessários: aminoácidos, glucosamina, vitaminas B6, A, C, D e E.

E aos 50? 

Nessa fase começa a verdadeira batalha. Durante a menopausa, as alterações hormonais provocam rugas mais pronunciadas e a pele fica mais seca e flácida, especialmente ao redor do maxilar e dos olhos. As linhas do rosto se tornam mais visíveis devido à perda da gordura subcutânea e ao ressecamento. Os danos da exposição ao sol também são mais aparentes.

O local mais afetado por essas mudanças é o contorno dos olhos, que costuma exibir sinais de cansaço. Como é a região do rosto que exige mais atenção, é aconselhável aplicar cremes firmadores. Os hidratantes ajudam a manter a pele fresca, sobretudo os com vitamina A e E.

Se você ainda não tem o hábito, a esfoliação deve se tornar uma rotina. Acrescentar alimentos como batata, cenoura e laranja à sua dieta também ajudará a restaurar o colágeno e recuperar a firmeza da pele.

Lembre-se: em qualquer idade, a hidratação, a esfoliação, a proteção solar e uma boa alimentação são fundamentais para a saúde da sua pele.

Créditos: Discovery