Em caso de assalto, por exemplo, os ladrões podem conseguir embarcar com os documentos roubados

O passaporte é o seu documento de identificação internacional, por isso, em caso de perda ou roubo, é preciso agir rápido, tanto para evitar fraudes quanto para conseguir continuar a viagem ou embarcar no voo de volta para casa.

Em caso de assalto, por exemplo, os ladrões podem conseguir embarcar com os documentos roubados, afirma o site Viagem e Turismo, principalmente se a migração não checar sempre a lista da Interpol de documentos roubados e isso não é tão incomum quanto parece. Mas vale ressaltar que a Polícia Federal consulta sempre a lista durante a migração.

Os novos passaportes brasileiros, com chip, são fortalecidos contra roubos, mas nem sempre a biometria funciona corretamente. É mais difícil, mas as quadrilhas especializadas conseguem fraudar o documento.

Em caso de perda ou roubo do seu passaporte, você deve se dirigir imediatamente à polícia local e fazer um boletim de ocorrência. Em seguida, acesse o site do Portal Consular, do Itamaraty, e preencha o formulário online de solicitação de passaporte e leve-o com o BO à embaixada ou consulado local. Infelizmente, esse tipo de solicitação só é atendido durante a semana e isso pode atrasar sua viagem.

O novo documento custa o dobro do preço em território brasileiro (120 euros, algo como R$ 390), não vem com nenhum visto que você por acaso tinha no passaporte anterior, e o prazo para emissão varia entre sete e 10 dias úteis. Caso seu voo de volta seja antes do prazo, você pode solicitar uma Autorização de Retorno ao Brasil, que fica pronto em até três dias úteis, mas ele só vale caso o seu voo seja direto para o Brasil. Caso seu voo de volta tenha escalas ou conexões, ou sua viagem tivesse outros países incluídos, você terá que esperar o documento ficar pronto. Em situações emergenciais, entre em contato com o Núcleo de Assistência a Brasileiros (NAB) do Ministério de Relações Exteriores (MRE-Itamaraty) por telefone (61/8197-2284 ou 61/2030-6456) ou email (dac@itamaraty.gov.br).

Créditos: Noticias ao minuto