No sexto ano consecutivo, projeto privilegia a sétima arte como instrumento singular de cultura e entretenimento com entrada franca
O projeto Cine Cult está de volta desde o dia 30 de março. Desta vez o CineCult pretende preservar o território fértil de reflexão, debate, cinema, arte e cultura, além de continuar extrapolando os limites de Brasília com edições previstas para São Paulo, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro.
Realizado pelo Brasília Shopping desde 2012, o CineCult foi idealizado e é organizado pela Curadora de Arte e Psicoterapeuta Íria Martins. Ele tem o intuito de privilegiar a sétima arte como instrumento de crescimento e desenvolvimento da cultura humanista. De grande amplitude e expressiva repercussão em Brasília e no Brasil, tendo edições realizadas em outros estados, o CineCult afirmou-se como espaço singular de cultura e entretenimento.
Nos cinco anos do projeto, foram realizadas 153 edições e 8.747 espectadores assistiram às projeções realizadas no Teatro do Brasília Shopping. O projeto prossegue com duas apresentações de filmes por mês, além de debates. Confira as próximas:
13 de abril: “Olhar de Nise” e Debate com Cineasta Jorge Oliveira. A película retrata a rica tragetória de Nise da Silveira, mostrando as agruras de um hospício público onde ela atuou por mais de 50 anos, sempre determinada a torná-lo mais humano, repudiando os tradicionais tratamentos agressivos como o eletrochoque e a lobotomia.
27 de abril: “Alabama Monroe” e Debate com a Psicóloga Emília Botini. Sinopse: O romântico músico Didier e a dona de um estúdio e tatuagem Elise se apaixonam à primeira vista apesar das diferenças. O relacionamento dá certo e nasce a filha do casal, Maybelle. Mas a menina fica gravemente doente e eu amor é colocado à prova.
11 de maio: “O encantador de cavalos”. Sinopse: Uma nova-iorquina leva sua a filha e o cavalo dela a um homem conhecido como o “encantador de cavalos” no estado de Montana, pois a jovem e o animal estão traumatizados após um terrível acidente.
25 de maio: “O Julgamento de Paris” e Debate com a Professora Rachel Alves. Sinopse: Um sommelier inglês, que trabalha em Paris, vai para a Califórnia à procura de um vinho barato com a intenção de levar o produto de volta para uma competição de degustação na Europa. No vale de Napa, o arrogante inglês descobre uma vinícola que produz um vinho chardonnay de primeira. Determinado a ficar famoso com a descoberta, ele quer levar o produto para Paris.
15 de junho: “Leões e Cordeiros” e prosa sobre o sentido profundo das escolhas. Sinopse: O filme retrata pessoas envolvidas em aspectos distintos da guerra: um político, um professor idealista e dois rapazes em combate nas montanhas geladas do Afeganistão, cujo desejo de dar sentido à vida fez com que se alistassem no exército americano.
29 de junho: “Procurando Nemo” e debate com cineasta João Inácio. Sinopse: Em seu primeiro dia de aula, esquecendo os conselhos do pai superprotetor, Nemo é capturado por um mergulhador e acaba no aquário de um dentista. Enquanto Nemo tenta bolar um plano para escapar, seu pai cruza o oceano para resgatá-lo.
Serviço:
Cine Cult abril 2017
Local: Teatro do Brasília Shoping
Data: 30/03 – quinta-feira
Horário: 19h30
O Poder de Transformação, com palestra da professora Lúcia Helena Maya. Orquestra Cordas do Gama, Maestro Roberto Farias
Curadoria e organização: Íria Martins – (61) 99983-3691
Créditos: Divulgação