A tendência de ter plantas em casa, mesmo em apartamentos no alto de prédios urbanos, tomou conta do décor. Para ajudar na hora de levar o verde (e outras cores mais ousadas) para casa, criamos este especial que lista várias ideias de arranjos, espécies ideais para muita ou pouca luz e estratégias para deixar seu jardim particular com ares fantásticos. Navegue abaixo e deixe que sua morada se torne uma selva urbana.

Não foi à toa que a Pantone elegeu o Greenery como cor de 2017. Querer estar cercado de plantas é uma tendência e não é necessário ser um trendhunter para notar que as folhagens que costumavam enfeitar as casas das nossas avós estão de volta com força total, em versões de perfume vintage e outras com pegada mais contemporânea na decoração de salas.Foi pensando nisso que a Casa Vogue elencou 10 maneiras de usar plantas para casa na decoração que, além de trazerem a natureza para casa, são muito contemporâneas.

Plantas pendentes trazem textura e cor aos ambientes, além de darem um upgrade instantâneo ao décor quando posicionadas sobre os móveis e prateleiras ou colocadas em vasos suspensos. Listamos algumas espécies de fácil manutenção e que podem ser cultivadas sem problemas dentro de casa. Confira.

Quando o assunto é decorar a casa com plantas, as possibilidades são infinitas. E o melhor: todas podem ser cultivadas em ambientes internos, de preferências juntas e misturadas.

Inspiração nunca falta nos perfis de aficionados por plantas no Instagram. Sejam eles minimalistas ou adeptos do “mais é mais”, em Londres ou na ensolarada Califórnia, todos têm em comum a paixão pelo verde, não importa o tamanho do espaço disponível.

Além de decorar os mais diferentes cômodos da casa ou do apartamento com plantas, lançar mão de essências botânicas é uma outra forma de entrar no clima de “floresta urbana” que é tendência mundial. Algumas fórmulas disponíveis no mercado perfumam os ambientes e ainda, de quebra, podem melhorar o astral instantaneamente.

É o fim do verão, mas não o fim das flores. Decorar ambientes com natureza morta também tem seu charme. Reaproveitar espécies, agora secas, pode ser uma prova de personalidade, além de uma atitude sustentável. Pense no conceito wabi sabi: a filosofia que tem origem no zen budismo ensina a ver a beleza nas coisas imperfeitas e incompletas.

Ter plantas no quarto já foi considerado inadequado, mas essa teoria caiu por terra há algum tempo. O cômodo também entra na tendência greenery com diferentes intensidades – só depende da vontade e do tempo disponível para cultivar as mais variadas espécies.

Para a Pantone, o ano de 2017 será regido pelo otimismo e a esperança do verde Greenery, que simboliza a reconexão que buscamos com a natureza, com as outras pessoas e com um propósito maior.

Morar em apartamento não é desculpa para a falta de verde dentro de casa: há diversas espécies no mercado que são ideais para ambientes internos – todas lindas, fáceis de cuidar e ideiais para compor uma bela decoração com plantas.

Fazer a natureza mais presente na nossa vida cotidiana é uma tendência inegável, mas isso não significa que você precisa deixar, necessariamente, sua casa, ou mesmos seu jardim, muito mais verde. É possível trazer a natureza mais para perto do nosso dia a dia com plantas que vão muito além do verde.

Quem gosta de cultivar plantas em casa e tem animais de estimação precisa ficar atento a algumas espécies que podem intoxicar cães ou gatos. A melhor maneira de driblar esse risco é manter o jardim fora do alcance dos pets. “Outra dica é sempre deixar água à disposição do bicho, para evitar que ele procure nos vasos”, diz a veterinária da Cobasi, Carla Storino Bernardes.

Nos anos 80, toda casa tinha uma samambaia. A espécie foi deixada de lado por um tempo, mas, de uns anos para cá, voltou a aparecer em ambientes internos e até em jardins projetados por paisagistas famosos. Se voltar a ter plantas em casa, de modo geral, é uma tendência, a samambaia tem um componente a mais: ela nos faz lembrar nossos avós.

Além de trazer a sensação de bem-estar, que ambiente não fica melhor com verde? Estantes, prateleiras e outros móveis, como aparadores e cristaleiras, podem ganhar um charme a mais na companhia das mais variadas espécies. Vasos e cachepôs misturados a outros objetos, como livros, quadros e esculturas, dão vida ao décor, além de contar um pouco sobre os moradores.

Encontrada originalmente em lagoas de água doce, a flor de lótus é também uma espécie muito ornamental. Não só as flores, mas também as sementes podem ser usadas em arranjos. Suas hastes rendem combinações exuberantes quando misturadas a outras plantas, como a cúrcuma.

Quem ama cultivar plantas em casa sabe que misturar texturas sempre pode deixar o resultado mais interessante. Compor um mix de folhas lisas e rugosas, longas ou arredondadas, atrai o olhar e dá um upgrade imediato ao ambiente. O mesmo vale para as cores. Como nem sempre é fácil ter flores o ano inteiro, uma maneira prática de trazer colorido para o décor é investir em espécies que vão além do verde.

Nestes tempos de calor intenso, nem mesmo um arsenal de ventiladores ajuda a vencer as altas temperaturas. Mas já parou para pensar em como a decoração influencia nestes fatores? Os especialistas dizem para abrir mão dos tecidos quentes, apostar em tons claros, mas há uma solução que promete deixar a casa mais bonita e saudável: enchê-la de plantas! Conversamos com a paisagista Gabriella Ornaghi, que ensina a seguir as espécies corretas de plantas para casa, ideias para dispô-las e outras dicas de ouro para trazer a natureza e o frescor para perto.

Em um mundo cada vez mais urbano, onde estar perto da natureza é um privilégio de poucos, ter um pouco de verde em casa pode ser um alívio para as pressões do dia a dia. Além disso, a beleza natural pode deixar o décor personalizado e ainda mais charmoso. Neste seleção, mostramos ideias variadas de como incluir plantas para casa de diferentes formas na decoração. Mas, antes de escolher a sua, fique atento às espécies que vivem bem em ambientes fechados.

Já ouviu falar em Ranúnculos? A palavra, literalmente, significa pequenas rãs. Apesar do nome não necessariamente remeter a algo delicado e belo, a flor é sim um espetáculo. Por suas incríveis variações, tanto na cor do miolo quanto no formato, ela é bastante usada em arranjos.

Para ter plantas em casa, é necessário equilibrar os cuidados que o morador pode proporcionar e a quantidade de luz que a casa recebe. Se quiser investir na decoração floral, vale apostar em espécies fáceis de cuidar.

Ao receber visitas em casa, já percebeu que as plantas, antes saudáveis, às vezes murcham completamente em seguida? “Essa situação pode estar ligada a energia dos moradores e visitantes”, explica Patrícia Cândido, terapeuta natural e holística da Instituição Luz da Serra e uma das criadoras da Fitoenergética. “Quando temos um problema no dia a dia, perdemos energia. E quando estamos com falta de harmonia, existem espécies na natureza que conseguem atuar como repositores nesses momentos’.

Créditos: Casa Vogue