A pergunta que não quer calar: “Quantos dias ficar na cidade europeia X, Y ou Z? Mesmo com algumas dicas, essa é uma questão muito pessoal e de estilo de viagem. Tem gente que gosta de conhecer as principais atrações rapidamente, em um ou dois dias, e já passar para o próximo destino. Tem gente que prefere ficar dias e dias no mesmo lugar e aproveitar coisas além das atrações turísticas. Tem gente que vai ter um período de tempo específico e quer adequar sua visita. Enfim, cada caso é um caso, mas vamos tentar colocar uma média de dias que seja mais ou menos ideal para algumas das principais cidades europeias.

As grandes cidades: Roma, Londres, Paris, Berlim

Eu chamo essas aí de as grandes cidades porque, sinceramente, todo tempo é pouco para conhecê-las! É tanta história, tanta atração, tanto restaurante, enfim, tanta coisa para fazer, seja programa bem turístico, seja alternativo, que sinceramente, se Roma, Londres, Paris e Berlim entrarem no seu roteiro, minha sugestão é que você reserve pelo menos 5 dias inteirinhos para cada um delas (não conte os dias de deslocamento). Te garanto que ainda vão faltar coisas para ver no final.

As cidades médias: 3 ou 4 dias

Lisboa, Madri, Barcelona, Edimburgo, Bruxelas, Viena, Budapeste, Amsterdam, Praga. Todas são capitais ou cidades grandes que merecem que você dedique três ou quatro dias, pelo menos, para visitar tudo sem correria ou sair de lá com a sensação de que precisará voltar. Eu, pessoalmente ficaria quatro dias, mas correndo muito dá para fazer em três.

2 a 3 dias

Porto, Cracóvia, Sofia, Bucareste, Atenas, Milão, Munique, Veneza, Florença, Genebra. Durma pelo menos duas noites em cidades desse porte, capitais menores ou as segundas maiores cidades de alguns países.

1 dia ou bate-volta

Há cidades que você realmente pode visitar em um dia. Mas não aconselho que você se dê a todo o trabalho de dormir uma noite só nos lugares. É para isso que foi inventado o conceito de bate-volta. Você escolhe uma cidade e visita as outras ao redor. Bate-voltas funcionam para lugares a até duas horas de distância da cidade principal, onde você está hospedado. Estrasburgo, Colmar, Coimbra, Bruges, Pisa, Tivoli, Toledo, Girona…

Você também pode encaixar uma cidade ou vila no caminho de um canto para o outro, mas só faça isso se estiver indo de carro ou se tiver certeza que há um lugar para guardar as bagagens enquanto estiver fazendo o passeio (muitas estações de trem acabam não tendo lockers disponíveis).

Créditos: 360 Meridianos