De maneira errada, em algum momento passou-se a crer que as casas com estilo tinham que ser sobrados para ter um aspecto verdadeiramente imponente. Mas a verdade é que, em qualquer tamanho, apresentação ou design, há lugar para o espetacular se se joga bem com as dimensões disponíveis, as condições do terreno e os materiais a escolher.

Os profissionais da C.Schirmer Estúdio de Arquitetura e Urbanismo nos trazem um tira-gosto de 5 modelos de casas térreas que não têm nada a invejar àquelas com maior volume vertical. Cada uma com suas características especiais, elas nos mostram que não são necessárias extravagâncias para desfrutar da construção dos nossos sonhos.

1- Campestre e bonita 

Com um design rústico e atraente, esta casinha em madeira e azulejo, ao ter apenas uma planta, consegue ser muito mais calorosa e acolhedora do que se contasse com dimensões maiores. O telhado de duas águas segue a linha tradicional das cabanas atuais, sem deixar de parecer saído de um conto de fadas, mas com mais altura.

Detalhes que parecem simples e insignificantes têm, na verdade, muita importância no resultado final, como as pérgolas de madeira na varanda da frente e na lateral da casa.

2- Puro frescor 

Em uma única planta de linhas retas e limpas pode haver lugar para muito encanto. Esta casa sóbria e simples utiliza também materiais naturais como a madeira e o azulejo, mas com um acréscimo muito especial: uma área de piscina que é a menina dos olhos dos exteriores, além de contar ao redor com espaço suficiente para se relaxar e se desfrutar do seu frescor.

A madeira nesta construção se alterna com o vidro em toda a fachada, propiciando uma entrada generosa de luz natural para o interior e conferindo modernidade ao exterior.

3- O exterior como protagonista 

Se as dimensões mais importantes da casa são horizontais, os exteriores são de vital importância por destacar seus atributos estruturais por meio de controle de temperatura passivo e do uso de materiais bioenergéticos. Nesta casa foi aproveitado imensamente o contexto natural no qual se localiza para dar lugar a várias varandas pensadas para desfrutar o lindo jardim que a rodeia.

Jardins verticais, plantas coloridas no entorno, pedra para maior efeito rústico alternada com o concreto do piso… Esta casa foi especialmente desenhada para ser inspiradora em cada um dos seus detalhes.

4- Pequenina, mas de grande beleza 

Até agora, esta poderia ser a menor casa térrea que foi apresentada, mas a verdade é que ela está repleta de lindeza nas suas linhas tradicionais e acolhedoras. Com o aconchego em cada detalhe da sua fachada, o uso de tons neutros e a dupla varanda dão mais encanto a este modelo que, sem precisar muito, tem tudo para brilhar como uma dessas maravilhas que se pode passar muito tempo contemplando.

Os blocos de concreto no piso indicam o caminho, contrastando com o verde que rodeia a casa, a qual inclui uma garagem, o que mostra sua funcionalidade.
5- Com estilo moderno
Linhas simétricas, alternância de materiais que se equilibram entre si, a distribuição de volumes correta: tudo nesta fachada exala modernidade e elegância, incluindo os blocos de concreto bem separados no piso da entrada. Provando que, com dimensões limitadas, uma altura definida e tons sóbrios, pode-se conseguir muita coisa em uma casa térrea.
Uma das surpresas mais incríveis que tem esta casa para oferecer é que, desde uma vista lateral, ela é flutuante e com alturas desiguais, um fato fantasticamente dissimulado por seu desenho especial e por beiradas (que, além de tudo, evitam acidentes) constituídas em um mini-jardim linear e contemporâneo.
Créditos: Homify